Ética e cidadania podem ser disciplinas obrigatórias nas escolas


21/11/2006 17:41

Compartilhar:


O deputado Palmiro Mennucci (PPS) apresentou à Assembléia projeto de lei (PL 691/06) que versa sobre a inclusão da disciplina Ética e Cidadania no currículo das escolas da rede pública e privada de ensino. Segundo o parlamentar, que também é presidente do Centro do Professorado Paulista (CPP), a crescente onda de violência em nosso cotidiano deve ser abordada junto aos jovens. "Os causadores de algumas das tragédias que chocam toda a sociedade, como agressões a moradores de rua ou homicídios por motivos banais, pertencem a essa faixa etária", explicou.

"É notória a crise moral que enfrentamos: a violência, a corrupção, a descrença nas instituições aumentam dia a dia. E a escola é um importante instrumento de controle social que, ao lado da família, deve atuar na formação do cidadão", justificou Mennucci. Para ele, a disciplina em questão poderá abordar e priorizar questões contemporâneas, como a relação entre vizinhos, a vida em sociedade, os direitos e deveres do ser social, a educação ambiental, a postura política e outros temas relacionados à ética e ao exercício da cidadania.

O deputado acredita que a inclusão dessas disciplinas nas escolas da rede pública estadual só trará benefícios à sociedade.

alesp