Ato em apoio ao prefeito da Cidade do México


29/04/2005 12:11

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Simão Pedro

Na próxima segunda-feira, 2/5, o deputado Simão Pedro (PT), o vereador Paulo Teixeira e entidades da sociedade civil promovem ato contra a tentativa de cassação do prefeito da Cidade do México, Andrés Manuel López Obrador.

Atualmente, os partidos conservadores mexicanos, contra a vontade popular, tentam aprovar na Câmara dos Deputados a perda de sua imunidade processual penal, o que poderia inviabilizar sua candidatura à Presidência da República.

O ato será às 15 horas, em frente ao Consulado Geral do México, na Rua Holanda, 274, Jardim Europa.

Entenda o caso

Os dois principais partidos políticos mexicanos, sem força para derrotar Obrador nas urnas, fazem de tudo para tirar o prefeito da Cidade do México da disputa pela sucessão presidencial, prevista para meados do próximo ano.

Está em curso contra o prefeito um processo de impeachment que, se avançar um pouco mais, o impedirá de participar do pleito presidencial. O Congresso já suspendeu a imunidade de López e ele pode ser preso a qualquer momento. Se for indiciado, o que também pode ocorrer a qualquer instante, perderá seus direitos políticos e dificilmente conseguirá reavê-los em tempo hábil para concorrer à sucessão do presidente Vicente Fox.

A acusação que pesa contra López é um delito que raramente resulta em conseqüências legais naquele país: ter desobedecido a uma ordem judicial que determinava a suspensão das obras de uma estrada em terras sob disputa. A verdadeira razão da manobra urdida pelo PAN, partido de Fox, e pelo PRI, que tem a maior bancada no Congresso, é que López vinha aparecendo sistematicamente em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto, com mais pontos do que a soma de seus adversários do PAN e do PRI.

López pertence ao PRD, um partido de centro-esquerda, e conquistou grande popularidade entre eleitores pobres, graças aos programas sociais que vem aplicando na capital Cerca de 80% dos mexicanos se opõem à manobra para derrubar López.

e-mail: spedro@al.sp.gov.br

alesp