Deputado discute segurança pública com comando da PM na Baixada Santista


12/07/2007 09:33

Compartilhar:


O deputado Luciano Batista (PSB) esteve reunido no final de junho com todo o comando da Polícia Militar da Baixada Santista para discutir o trabalho preventivo realizado pela corporação na região.

No encontro, Batista apresentou propostas colhidas junto à população e ouviu dos policiais alguns pedidos para que a PM possa aprimorar seu trabalho.

A reunião foi motivada pelo assassinato da jovem Emily Gedert de Araújo, de 13 anos, morta em São Vicente com um tiro por adolescentes que tentavam roubar uma máquina fotográfica.

Desde o crime, o deputado mantém uma agenda específica voltada à segurança pública, com o objetivo de ajudar a aprimorar o trabalho policial na Baixada.

Batista sugeriu um rigor maior nas blitze sobre ciclistas e motociclistas, visto que muitos dos pequenos crimes praticados no dia-a-dia, como roubos de celulares ou jóias, são cometidos por duplas em motos e bicicletas.

No caso de Emily, os adolescentes que praticaram o latrocínio circularam armados, em uma bicicleta, por vários bairros de São Vicente sem serem abordados pela polícia. "Se esses jovens tivessem sido abordados pela polícia, a arma poderia ter sido encontrada e a tragédia seria evitada", acredita o deputado.

O coronel Geraldi, comandante do CPI-6, que abrange toda a Baixada e Vale do Ribeira, garantiu que a PM vai se esforçar para evitar novos crimes como este, e também pediu que o deputado ajudasse politicamente a aprovar um projeto de emplacamento de bicicletas, considerado fundamental pela polícia para inibir novos crimes.

A proposta é que todos os municípios da região tenham legislações obrigando a identificação de bicicletas. Com isso, seria mais fácil identificar os autores sempre que uma bicicleta fosse utilizada para cometer crimes. Luciano Batista prometeu conversar com os prefeitos da região para que o projeto seja aprovado. "A proposta já tem até mesmo a aprovação das câmaras técnicas da Agem", completou Geraldi. A estimativa é que até um milhão de bicicletas circulem pelos nove municípios da região.

Outra reivindicação do deputado foi o aumento do efetivo na região, pedido prontamente atendido com a permanência na região de 138 novos policiais formados pelo CPI-6.

Também participaram da reunião o major Melo, coordenador operacional do CPI-6; o major Otero, comandante interino do 39º Batalhão (São Vicente); o tenente-coronel Edinaldo, chefe do Estado Maior do CPI-6; o tenente-coronel Peixoto, comandante do 45º Batalhão (Praia Grande); o tenente-coronel Sérgio Dutra, comandante do 29º Batalhão (Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Pedro de Toledo e Itariri); e o major Marcelo Prado, comandante interino do 21º Batalhão (Cubatão, Guarujá e Bertioga).

lbatista@al.sp.gov.br

alesp