Da Tribuna


02/06/2009 20:45

Compartilhar:


Violência em Paraisópolis



Rui Falcão (PT) comentou a violência contra a população de Paraisópolis, denunciada por matéria publicada no jornal O Estado de S.Paulo deste domingo, 31/5: "Não se pode invadir casas sem ordem, queremos uma explicação cabal dessas denúncias", afirmou. O parlamentar criticou, em seguida, a instalação de uma praça de pedágio num trecho da rodovia Anhanguera onde os moradores são obrigados a andar a pé para comprar pão, porque senão precisam pagar pedágio. Falcão destacou também o crescimento da popularidade do presidente Lula, que subiu para 81,5% de aprovação. (MC)



Adicional de local de exercício



Olimpio Gomes (PV) criticou o adicional de local de exercício, pago aos policiais civis ou militares de acordo com a população da cidade onde trabalha: "É uma forma totalmente descabida, aliás, inconstitucional, que o governo do Estado acabou usando para desconsiderar os inativos e pensionistas", revelou. Segundo ele, um sargento numa cidade com 300 mil habitantes ganha menos que um soldado numa cidade com 500 mil. "E o governo ainda tenta passar para a opinião pública que tem algum comprometimento com a segurança pública", disse. Para Gomes, a estrutura carece de investimentos. "Para 49% da população, a segurança é péssima. (MC)



Precatórios



Edson Ferrarini (PTB) disse que fez um pedido de CPI para avaliar o problema dos precatórios, que para ele é uma vergonha nacional: "O Estado lhe deve e diz que não irá pagar". De acordo com o parlamentar, há dez anos São Paulo não paga os precatórios e essa situação deve ser averiguada. Ferrarini comentou ainda o auxílio local de exercício do policial militar, que segundo ele é prioridade do comandante geral. "Que o governador se sensibilize e incorpore esse abono para que o cidadão possa ir para a reserva com esse dinheiro", sugeriu. O deputado elogiou ainda as 900 promoções de PMs realizadas no dia 4/5. (MC)



PPA participativo



Donisete Braga (PT) saudou o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, pela realização do Plano Plurianual (PPA) participativo, ouvindo a população e verificando suas principais demandas. Segundo ele, foram feitas várias audiências para discutir os objetivos e diretrizes a serem concretizados nos próximos quatro anos, com a participação dos moradores que puderam falar sobre as necessidades da cidade e do seu bairro. "Esse gesto de compartilhar com a população, que contribui com críticas e sugestões, faz com que o governante erre menos", descreveu. Para o parlamentar, essa prática deveria ser utilizada no Estado de São Paulo. (MC)



Apagão na educação



Carlos Giannazi (PSOL) exigiu do governador Serra providências em relação ao "apagão" na Educação do Estado pela falta de funcionários. "O governo não realizou concursos públicos e hoje nossas escolas estão esvaziadas", disse. O deputado anunciou que será realizada audiência na Assembleia nesta quarta-feira, 3/5, para debater os PLCs 19 e 20, enviados pelo governador. "Já manifestamos nosso voto contrário a esses dois projetos que afrontam não só o magistério, mas também as crianças e adolescentes", revelou. Para ele, falta investimento governamental nessa área. (MC)



Educação e livros



Milton Flávio (PSDB) falou de matéria no jornal Agora São Paulo sobre os livros distribuídos para a rede pública pelo governo federal e pediu para que os deputados da Assembleia usassem o mesmo critério que usaram para criticar a secretaria de Estado de Educação quando divulgados erros no material escolar para o ensino público em São Paulo. "Queria que os deputados do PT viessem agora se manifestar", disse Milton Flávio, que classificou o material distribuído pelo governo Federal como "pornográfico". "São livros que disseminam a pedofilia e a violência", concluiu o deputado. (TB)



Servidores do Judiciário



José Bittencourt (PDT) comentou o PLC 43/2005, que tramita na Casa, que prevê planos de carreira para servidores do Judiciário. De acordo com o parlamentar, o adiamento da deliberação do projeto pode gerar paralisações na categoria, o que "arrebentaria com os direitos do cidadão. Os servidores estão sendo privados de seus direitos básicos como reajuste salarial, férias e indenizações", disse o parlamentar, que ainda lembrou da pretensão do presidente da Assembleia, Barros Munhoz (PSDB), em pautar a matéria para deliberação. "Mas não é só isso. Existem muitas outras demandas que precisam ser atendidas", finalizou o deputado. (TB)



Vila Dignidade



Não é novidade o baixo poder aquisitivo de grande parte dos idosos do país que, de acordo com Baleia Rossi (PMDB), não possuem renda suficiente para alimentação ou compra de remédios e, alguns deles, não contam com apoio da família. "Foi pensando nisso que o governo do Estado lançou o programa Vila Dignidade, que pretende instalar em sete municípios cerca de 25 moradias projetadas para idosos de baixa renda sem vínculos familiares e aptos a desenvolverem plenamente suas atividades sociais", disse o parlamentar, que qualificou o projeto como "pioneiro e pontual, de grande importância para a 3ª idade". (TB)



Caravana do PT



Vanderlei Siraque (PT) informou sobre a realização de diversas caravanas por todo Estado de São Paulo, visando discutir e diagnosticar problemas, além de formar um plano de governo para o ano de 2010. "Estamos discutindo, com a nossa militância, políticas públicas para o nosso Estado. Assim, destacaremos um candidato ou candidata ao governo, que tenha um plano, principalmente para a área da segurança pública. "É uma vergonha que a maioria dos roubos não sejam esclarecidos e que a população nem sequer faça boletins de ocorrência, por acreditarem não valer a pena", disse o deputado, que ainda ressaltou a área da educação como outro ponto importante. (TB)



União de forças



O deputado Edson Giriboni (PV) afirmou que o governador José Serra, reconhecendo o trabalho dos sete deputados da bancada do PV na Assembleia, que honraram a decisão de fazer parte da base governista, convidou o partido para participar do seu governo. O partido aceitou o convite e indicou a deputada Rita Passos para assumir a pasta da secretaria de Ação e Desenvolvimento Social do Estado. Griboni cumprimentou a deputada afirmando que o seu trabalho como secretária, com certeza, somará forças e contribuirá para um bom governo. (MA)



Bons índices



Comentando os altos índices de aprovação do presidente Lula, o deputado Donisete Braga (PT), afirmou que essa avaliação demonstra que o povo brasileiro sabe analisar os investimentos que o governo vem fazendo em todos os segmentos da economia. Essas políticas de investimentos, disse Donisete, são as responsáveis pela superação da crise. Para o deputado, quando um governante partilha investimentos com os municípios, acontece uma forma democrática de distribuição de verbas. Ressaltou que, mesmo que muito já se tenha feito pelo país, ainda resta muito a fazer. (MA)



Gigante



O deputado Ed Thomas (PSB) disse ser dever de todos reconhecer os verdadeiros valores da sociedade, e como tal, não poderia deixar de comentar a grande e boa notícia publicada no jornal O Globo, de domingo passado, 31/5. A notícia em questão divulga o trabalho do grande médico oftalmologista Edmilson Gigante, que desenvolveu uma técnica para corrigir estrabismo acentuado com uma só cirurgia. A correção conhecida e usada até agora é feita com duas cirurgias, uma em cada olho. De acordo com Thomas, essa descoberta é revolucionária e que só poderia vir de um homem com a palavra gigante no nome, no trabalho e no coração. (MA)



Ajuda aos companheiros



Relator do projeto de lei específica da represa Billings, Milton Flávio (PSDB) afirmou que as reivindicações colhidas nas audiências públicas realizadas para discutir o assunto serão, tanto quanto possível, incorporadas ao relatório, e que mudanças importantes já foram introduzidas. Com dados do site da ONG Contas Abertas, que afirma haverem sido concluídos apenas 3% das obras do PAC, Milton Flávio considerou o desempenho do governo federal fraco, levando em conta que vai durar apenas mais um ano e meio. "Não pode ser um programa de ajuda aos companheiros, sobretudo à companheira Dilma Rousseff", disse, referindo-se à sucessão presidencial. (OT)



Teto da Renascer



O deputado José Bruno (DEM) leu trechos de parecer do advogado e presidente da OAB Luiz Flávio Borges D"Urso a respeito do laudo do Instituto de Criminalística que, segundo ele, isenta a Igreja Renascer de res­ponsabilidade no episódio da queda do teto do templo localizado na rua Lins de Vasconcelos, na capital paulista. O deputado afirma que a instituição contratou empresa de engenharia para realizar reformas de acordo com recomendações do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que vistoriou o local. Bruno ainda criticou a imprensa por informações, em sua opinião, inverídicas. (OT)

alesp