Resultados do Censo 2002 ajudarão a traçar perfil profissional do servidor da Alesp


11/06/2002 18:45

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Os cerca de 800 funcionários efetivos lotados nas unidades administrativas da Assembléia respondem a partir do dia 17 de junho às questões do Censo 2002. Para chegar ao questionário que deverá ser devolvido pelos departamentos até o dia 5 de julho, junto com o memorando de freqüência, a equipe do Departamento de Recursos Humanos contou com a colaboração de um analista de pesquisa e teve como ponto de partida a análise de modelos já aplicados em outras áreas do funcionalismo público.

Do extenso universo a ser pesquisado, os técnicos da equipe coordenada pelo diretor de departamento de RH, Maurício da Rocha Ferraz Pereira, optaram por um recorte que vai dar elementos para avaliar, entre outros aspectos, o grau de satisfação com que o funcionário da Assembléia desenvolve seu trabalho, sua visão da instituição, como vê o seu trabalho e o de sua unidade e a relação desta com os outros setores da Casa e com o usuário externo, quando for o caso. Uma avaliação quanto à infra-estrutura operacional também faz parte do questionário que já passou por um pré-teste, aplicado a 15 funcionários distribuídos pelos vários estratos funcionais.

Para a equipe, o objetivo geral do Censo é melhorar as condições de trabalho e a eficiência dos serviços prestados. Com os resultados, que serão publicados e divulgados no mês de agosto, o departamento irá implementar políticas de motivação, de aprimoramento técnico e dar suporte ao desenvolvimento gerencial baseado no planejamento e no estabelecimento de metas.

A campanha de divulgação do Censo será feita através de cartazes, banners e mensagens na rede interna de computadores. Os diretores das unidades irão receber os formulários e têm a responsabilidade de distribuí-los e de devolvê-los preenchidos até 5 de julho.

Para o funcionário, é uma oportunidade de externar seu ponto de vista sobre o desempenho funcional da Casa. Para garantir total liberdade nas respostas, os questionários individuais serão identificados apenas pelo cargo, idade e departamento em que o servidor presta serviço.

A equipe que coordena o Censo acredita, como diz o cartaz da campanha de divulgação, que "está na hora de a gente se conhecer melhor" e assim aprimorar as condições de trabalho e eficiência, por isso reforça que a opinião de todos é muito importante.

alesp