Projeto Cognitus é tema de livro patrocinado pela Petrobras


07/05/2007 18:56

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Lid PV PROJ COGNITUS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No próximo dia 8/5, terça-feira, acontecerá o lançamento do livro Cultura Tecnológica Sustentável: Estudo de Caso do Projeto Cognitus na Petrobras, de autoria da pesquisadora e jornalista Carmen Carril. A noite de autógrafos será na livraria Fenac, em São Paulo, na avenida Paulista, 901, a partir das 19h.

O livro, que é patrocinado pela Petrobras, foi gerido por Fernando Pellon de Miranda, coordenador geral do Projeto Cognitus, Cultura Tecnológica Sustentável retrata o estado-da-arte do Projeto Cognitus, em curso no Cenpes, na Petrobras. O Projeto Cognitus é a vertente tecnológica do Piatam (Potenciais Impactos e Riscos Ambientais da Indústria do Petróleo e Gás na Amazônia), criado para monitorar as atividades de produção e transporte de petróleo e gás oriundos de Urucu (AM), a maior província petrolífera terrestre, localizada na maior floresta tropical do mundo.

O Cognitus surgiu da necessidade de a Petrobras fazer o reconhecimento de padrões em áreas inundadas da Amazônia. Para atingir esse objetivo, os pesquisadores envolvidos vêm desenvolvendo ferramentas revolucionárias para monitorar as condições da região, estudando as redes complexas do ambiente amazônico, com vistas a impedir desastres ambientais.

O livro enfatiza a grande contribuição da semiótica de extração peirciana que permeia o Projeto Cognitus e o impacto na marca Petrobras da nova cultura baseada nas tecnologias de interface homem-máquina, harmonizadas com o ambiente natural, como uma resposta aos ideais ambientais da sociedade contemporânea.

Conforme declara o coordenador do Projeto Cognitus, Fernando Pellon de Miranda, "temos uma imagem de responsabilidade social e ambiental a preservar, principalmente na Amazônia". "Qualquer problema que lá ocorrer vai causar um grande impacto para a imagem da Petrobras. Este nível de sofisticação nas pesquisas contribui para a imagem positiva da companhia, pois é fator determinante para a excelência de nossa capacidade de ação preventiva e no caso de emergências."

O livro Cultura Tecnológica Sustentável representa uma oportunidade para repensar o esgotamento de paradigmas tradicionais na prática de políticas ambientais diante do surgimento de novos paradigmas científicos, filosóficos e estéticos, pressupostos dos ideais da cultura tecnológica sustentável. Esse livro, voltado para estudantes, imprensa e comunidade científica e interpretado por pesquisadores desenvolvendo ferramentas para evitar desastres ambientais, visa à reflexão da humanidade.

Perfil da autora

Carmem Carril é jornalista, pesquisadora, escritora, professora universitária. Possui mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e pós-graduação em Marketing e Propaganda pela Faculdade Cásper Líbero. Atua ainda como consultora em Marketing e Gestão de Marcas, tendo somado experiência profissional, ao longo de 20 anos, junto a companhias de porte, entre elas: Novartis, Citibank, Grupo Ogilvy, Banco Nacional, CESP (atual Duke Energy) e Banco Itaú. É autora dos livros A Alma da Marca Petrobras, da Editora Anhembi Morumbi, e O Que a Marca Representa na Sociedade Contemporânea, da Editora Paulus (no prelo).

A realização do livro Cultura Tecnológica Sustentável: Estudo de Caso do Projeto Cognitus na Petrobras foi possível graças ao apoio do coordenador-geral do Cognitus, Fernando Pellon de Miranda, e do gerente executivo do Centro de Pesquisas da Petrobras, Carlos Tadeu Fraga. A idéia do livro é contribuir na divulgação do Projeto Cognitus, tornando-o uma referência de pesquisa para os públicos interno e externo da Petrobras, para a comunidade acadêmico-científica brasileira e internacional e para todos os cidadãos comprometidos com o desenvolvimento sustentável. "O que mais me chamou a atenção no Projeto Cognitus, em curso na Petrobras, são seus objetivos Cognitus, voltados para a busca de superação dos limites de resolução da ciência tradicional por meio da construção de novas ferramentas cognitivas em articulação com os desígnios da natureza. Com o Projeto Cognitus, o Brasil e a comunidade científico-brasileira ingressam numa cultura internacional", afirma Carmem Carril.

lidpv@al.sp.gov.br

alesp