Deputado pede estudos para a criação da Região Administrativa da Alta Paulista


06/02/2007 16:01

Compartilhar:


O deputado Donisete Braga (PT) volta a insistir na criação da Região Administrativa da Alta Paulista. O parlamentar, que é membro da Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia, está enviando indicação ao governador José Serra propondo a iniciativa.

A ação do parlamentar reflete uma antiga reivindicação dos moradores das cidades que compõem a Alta Paulista, apontada como uma das prioridades regionais nas discussões sobre o Orçamento em 2006.

Para Donisete Braga, a criação da Região Administrativa da Alta Paulista se justifica pela importância e pela contribuição do conjunto de seus municípios para a economia do Estado, especialmente no que se refere à produção agropecuária. Segundo ele, são mais de 20 municípios que dependem de decisões de órgãos públicos regionais concentrados nas regiões administrativas de Presidente Prudente e de Marília, o que dificulta o acesso.

Mais força

"A criação da nova região administrativa ampliaria a força política e certamente contribuiria para impulsionar o crescimento regional", explica o parlamentar, que tem ligação com a região. Braga nasceu e viveu sua infância no pequeno município de Flora Rica.

Os municípios que poderiam compor a futura Região Administrativa da Alta Paulista são: Adamantina, Dracena, Lucélia, Flora Rica, Oswaldo Cruz, Pacaembu, Junqueirópolis, Sagres, Irapuru, Panorama e outros. Todos esses municípios integram atualmente a Região Administrativa de Presidente Prudente.

IPRS indica baixa riqueza

Conforme os critérios do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), os municípios da Alta Paulista acima pertencem aos grupos 3, 4 e 5. A maioria pertence ao Grupo 3, onde estão classificados municípios que registram baixos níveis de riqueza e bons indicadores de longevidade e escolaridade. "Com a criação de uma região administrativa, esses municípios teriam melhores condições de desenvolvimento", acredita o parlamentar.

Situada no extremo oeste do Estado, a Região Administrativa de Presidente Prudente tem apresentado nas últimas décadas a menor taxa de crescimento entre as regiões administrativas, em torno de 0,8% ao ano, conforme o IPRS. Trata-se da região com a terceira menor taxa de urbanização do Estado.

Um aspecto regional interessante, conforme constatou a pesquisa, é o predomínio das mulheres na população, com 98,9 homens para cada 100 mulheres. Porém, em praticamente 70% dos municípios prevalecem os homens. O maior índice foi registrado em Pacaembu, com 111,8 homens para cada 100 mulheres.

dpbraga@al.sp.gov.br

alesp