Crise de informação dificulta atuação do Poder Legislativo


24/09/2003 21:04

Compartilhar:


Da assessoria de imprensa do Interlegis

As Câmaras Municipais, Assembléias Legislativas e o Congresso Nacional passam por uma grave crise de informação. Esta é a opinião de Tania Rodrigues Mendes, membro do Conselho Deliberativo do Instituto do Legislativo Paulista, que proferiu palestra nesta quarta-feira, 24/9, no III Seminário Regional Interlegis - Região Sudeste, na Assembléia Legislativa de São Paulo. Segundo ela, o Poder Legislativo ainda não descobriu uma forma adequada de gerir adequadamente nem as informações que por ele circulam, nem mesmo o conhecimento que é adquirido ou por ele gerado. O resultado é um distanciamento das expectativas da sociedade em relação ao trabalho parlamentar.



"O Legislativo vive uma crise face aos desafios da sociedade da informação. A falta de gestão sistemática da informação e do conhecimento nas Casas Legislativas aumenta as dificuldades que os parlamentares enfrentam para transformar em políticas públicas as demandas essenciais da sociedade. Os reflexos são muito negativos, sob vários aspectos", afirmou Tânia. Um exemplo é que muitos parlamentares gastam boa parte de seus mandatos para aprender e compreender como funciona o Parlamento. Outro exemplo é que fragilizam, às vezes sem perceber, seu relacionamento com as bases política e eleitoral, já que oferecer respostas adequadas, em termos de desempenho parlamentar, aos que o apoiaram política e eleitoralmente, exige, cada vez mais, a capacidade de trabalhar informações complexas e articular "saberes".



"Trabalhar a informação é um processo complexo, que envolve etapas como recebê-la, transferi-la para outros e saber como utilizá-la", disse. Por falta dessa sistemática é que o Legislativo tem dificuldades, por exemplo, em comunicar como realmente funciona esse Poder. "É comum até hoje que cidadãos peçam aos vereadores que aprovem projetos que deveriam, isso sim, ser apreciados na esfera federal, como a proibição de porte de armas. Essa situação ocorre por falha do Legislativo em esclarecer seu papel junto à sociedade", afirmou.

profdotexto@uol.com.br

alesp