Lei em defesa da Billings promulgada


13/07/2009 15:56

Compartilhar:


O governador José Serra esteve em Rio Grande da Serra no dia 13/7, para promulgar a Lei Específica da Billings. Aproximadamente 800 mil pessoas vivem no entorno da represa, gerando problemas ambientais devido ao lançamento de esgotos domésticos e o desmatamento de áreas verdes. De acordo com o texto aprovado na Assembleia, questões fundamentais ligadas à ocupação serão resolvidas. A implementação de uma infraestrutura adequada de saneamento ambiental deve recuperar e melhorar as condições de moradia nas áreas já ocupadas.

A deputada Vanessa Damo (PV), membro da Frente Parlamentar pela Defesa da Represa Billings, que esteve presente ao ato em Rio Grande da Serra, comemora a aprovação da lei. "Era uma grande luta da região. A regularização é de extrema importância para que os danos ambientais provocados pela ocupação desordenada, pelo lançamento de esgoto e pela destruição da vegetação e das margens possa começar a ser reparada, evitando que outros problemas ambientais sejam maximizados", diz a deputada.

A represa Billings é o maior reservatório de água da Região Metropolitana de São Paulo. Tem aproximadamente 100 km² e sua bacia hidrográfica estende-se por mais de 500 km², nos municípios de Ribeirão Pires, Diadema, Rio Grande da Serra, São Bernardo do Campo, Santo André e São Paulo. A represa surgiu em 1925 para gerar energia elétrica e movimentar as principais indústrias de São Paulo.



vdamo@al.sp.gov.br

alesp