Aldo Demarchi é eleito relator da nova CPI das Financeiras


27/06/2001 17:36

Compartilhar:


O deputado Aldo Demarchi (PPB) foi eleito relator da Comissão Parlamentar de Inquérito constituída com a finalidade de apurar práticas abusivas contra o consumidor realizadas através da prestação de serviços de natureza financeira, de acordo com as disposições previstas pelo Código de Defesa do Consumidor.

Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira, 27/6, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, foram eleitos o presidente da comissão, deputado Claury Alves da Silva (PTB), e vice-presidente, deputado José Carlos Stangarlini (PSDB).

A CPI investigará diversas ocorrências desfavoráveis ao consumidor, entre elas, as falhas bancárias em detrimento de clientes, o não cumprimento de contratos e alterações irregulares, a falta de segurança na utilização dos cartões de crédito - como clonagem e uso indevido e irregular do número do cartão - cobrança indevida e abusiva de juros, valores e taxas, negativação indevida de consumidores nos serviços de proteção ao crédito e serviços irregulares.

A Comissão estará apurando também irregularidades quanto ao envio de produtos ou serviços bancários creditícios sem prévia solicitação, por bancos, instituições de crédito financeiro, empresas de factoring, empresa varejistas, administradoras de cartões de crédito e empresas correlatas.

"Estas práticas contra o consumidor são cada vez mais comuns e sua ocorrência vem se intensificando num ritmo absurdo. Prova disso são as inúmeras reclamações feitas junto aos órgãos de defesa do consumidor, entre eles, a Fundação PROCON-SP. A constituição de uma CPI para investigar práticas abusivas contra o consumidor é fundamental para se localizar a raiz do problema e saná-lo de uma vez por todas", afirmou o relator Aldo Demarchi.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Aldo Demarchi 3886-6454/6453)

alesp