Sancionada lei que homenageia o médico José Walter Sprovieri


11/05/2006 18:44

Compartilhar:


O governador Cláudio Lembo (PFL) sancionou a Lei 12.380, de autoria do deputado Fausto Figueira (PT), que denomina de "Doutor José Walter Sprovieri" o Pavilhão II do prédio da administração do Hospital Guilherme Álvaro, em Santos. "Ao transformar em lei estadual, o governo reconhece o grande exemplo de pessoa e de profissional que foi José Walter Sprovieri. Ele trabalhou em praticamente todos os hospitais de Santos e, desde 1962, no Hospital Guilherme Álvaro, tornando-se diretor, chefe da cirurgia torácica e da área de pneumologia", comentou Figueira, que é médico e atual 1º secretário da Assembléia Legislativa.

José Walter Sprovieri nasceu no bairro da Mooca, em São Paulo, formou-se em Medicina na Universidade de São Paulo e especializou-se em cirurgia torácica e fisiologia em Campos do Jordão, onde morou por oito anos. Com a técnica de incisão lateral, inovou o método de fazer a cirurgia pulmonar no Estado. A partir da década de 60, levou essas inovações para a Baixada Santista, onde teve mais de 7 mil pacientes de toda a região.

Também recebeu o título de especialista internacional e participou de diversos congressos na França, Bélgica e México, entre outros países. Foi o médico responsável pelos testes respiratórios da tripulação da primeira expedição brasileira à Antártica e da seleção brasileira de futebol, tricampeã mundial na Copa de 1970, no México.

Sprovieri sofria de diabetes desde os 45 anos de idade e de câncer a partir do 60 anos. Trabalhou até um dia antes de morrer, em 7/5/2005, aos 81 anos de idade.

O projeto de lei que homenageia o doutor Sprovieri foi apresentado por Fausto Figueira em 28/10/2005 e aprovado pela Assembléia Legislativa em abril deste ano. A sanção da lei por parte do governador foi publicada na edição de quinta-feira, 11/5, do Diário Oficial do Poder Executivo.

fausto@faustofigueira.com.br

alesp