Programa de combate ao tabagismo na Assembleia distribui remédios e oferece apoio psicológico


28/04/2009 20:48

Compartilhar:

Geraldo Amaral<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2009/AntiTabagismo Geraldo Almeida 01.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Antes mesmo de a Assembleia Legistiva de São Paulo aprovar o projeto de lei que cria ambientes livres do tabaco no Estado (PL 577/2008), a Divisão de Saúde e Assistência ao Servidor da Casa já se preocupava com o controle do vício entre seus funcionários. Desde 2002 o Programa Permanente de Controle de Tabagismo, desenvolvido pelo setor, incentiva deputados e funcionários da Casa a pararem de fumar. Hoje, possui uma psicóloga em sua equipe de apoio, além de cinco médicos que auxiliam no acompanhamento aos servidores que desejam largar o cigarro. Há dois anos, o programa distribui gratuitamente medicamentos que atenuam os sintomas da abstinência, podendo ser comprimidos, adesivos ou gomas de mascar.

De acordo com o diretor da Divisão de Saúde e Assistência ao Servidor, o médico Geraldo Amaral, quase 170 pessoas já passaram pelo programa e, atualmente, 39 servidores estão sob acompanhamento. Ele ainda ressalta que a consulta com a psicóloga não é obrigatória. Apenas os interessados terão apoio psicológico.

O médico conta que todos os voluntários são assistidos durante um ano, regularmente, até que seja constatada a total abstenção do vício do tabaco. "Durante o primeiro mês, o acompanhamento é semanal; nos dois meses seguintes, passa a ser quinzenal; e daí em diante, uma vez por mês durante um ano inteiro", explica.

A Divisão de Saúde é responsável pela compra e distribuição dos remédios que são ministrados, normalmente, por até três meses, dependendo da velocidade de recuperação do paciente.

Para Geraldo Amaral, levando em conta dados coletados durante a Semana da Saúde, houve uma queda gradativa no número de fumantes na Casa nos últimos anos. "Entre os que passaram pelo programa, constatamos um sucesso de 30%", afirma.

Os funcionários dispostos a parar de fumar devem entrar em contato com a Cardiologia, nos ramais 6977 ou 6978, comunicando o interesse em participar do programa. Após ser explicado cada passo, deverá ser preenchida uma ficha de inscrição e será marcada a primeira consulta, na qual ficará definido todo o cronograma do tratamento.



Lei proíbe o fumo no Estado



Por 69 votos a favor e 18 votos contrários, os deputados paulistas aprovaram, em 7/4, o Projeto de Lei 577/2008, de autoria do Executivo, que proíbe o fumo em ambientes coletivos públicos e privados e cria ambientes livres de tabaco no âmbito do Estado. Foram também aprovadas três emendas de autoria dos deputados, que determinam a disponibilidade de tratamento na rede pública de saúde para os que desejem parar de fumar; 90 dias de prazo para a vigência da lei após sua sanção pelo governador; e realização de campanha educativa para informar a população sobre a abrangência da lei. A lei deverá ser sancionada pelo governador José Serra nos próximos dias.

alesp