Deputada Prandi aciona MP para investigar novo acidente na Cosipa


17/07/2001 17:04

Compartilhar:


A deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT) acionou o Ministério Público do Trabalho para solicitar a abertura de investigação sobre as causas de mais um acidente na Companhia Siderúrgica Paulista (Cosipa), ocorrido no último domingo, 15/7, quando o pedreiro Ezequiel Joaquim Nunes, que trabalhava no Alto-Forno 1, sofreu queimaduras de primeiro e segundo graus em 70% de seu corpo ao ser atingido pelo calor produzido por aço incandescente.

Em pouco mais de 10 dias, esta é a segunda vez que a parlamentar protocola representação junto ao Ministério Público reivindicando apuração de acidentes na siderúrgica. "Notícias sobre acidentes na Cosipa vêm se tornando comum na imprensa e precisamos de uma apuração rigorosa, que ponha fim à linha crescente dessa estatística que envergonha nossa região", enfatiza a deputada Prandi.

Segundo a parlamentar, a Cosipa negligencia a segurança dos seus funcionários. "Agora são 14 os acidentes graves ocorridos na companhia apenas neste ano. Estatísticas do Sindicato dos Siderúrgicos e Metalúrgicos revelam que, desde a privatização da empresa, em 1993, verificaram-se 134 acidentes e 28 mortes", frisou Maria Lúcia, que diz não entender como a companhia continua recebendo tantos prêmios de qualidade, inclusive no aspecto da segurança.

Na opinião da deputada, os motivos para tantos acidentes são a drástica redução de pessoal aliada à estressante pressão sobre os trabalhadores, que são submetidos a aumentos de jornada, dobras de turno e, mais recentemente, ao turno fixo, "além da terceirização, da inexperiência, da falta de capacitação dos trabalhadores e da inadequada manutenção de equipamentos e instalações."

Paralelamente aos pedidos de investigação encaminhados à Promotoria Pública, a deputada Prandi também defende a realização de um amplo debate sobre a alta incidência de acidentes de trabalho na região, especialmente na Cosipa e no Porto. A parlamentar já está mantendo contatos com os sindicatos para organizar o evento, que tem como meta discutir as causas dessas sucessivas ocorrências e propor ações preventivas, que minimizem os riscos de acidentes.

(Mais informações, ligue para o gabinete da deputada Maria Lúcia Prandi - 3886-6848/6854)

alesp