Deputada propõe criação de novos centros de idiomas na Baixada


12/11/2004 17:56

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi



Com o objetivo de garantir que mais alunos matriculados na rede estadual de ensino tenham acesso gratuito a cursos de espanhol, francês, alemão, italiano e japonês, a deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT) está propondo a criação de novos Centros de Estudo de Línguas na Baixada Santista. A reivindicação foi encaminhada pela parlamentar por meio de Indicação ao Secretário Estadual de Educação, Gabriel Chalita.

Em toda região, somente Santos, São Vicente e Itanhaém contam com estes Centros. Conforme dados disponíveis na página da Coordenadoria de Ensino do Interior na internet, 631 alunos dos três municípios freqüentam cursos de espanhol, francês, alemão e italiano. Para Maria Lúcia Prandi, o Governo Estadual tem uma dívida com a população jovem de Baixada Santista.

"Estes Centros começaram a ser criados no final década de 80. Porém, até hoje, somente três unidades foram viabilizadas, limitando bastante a possibilidade de acesso dos estudantes a este importante aprendizado", enfatiza a parlamentar. Os Centros de Estudos de Línguas surgiram em 1987, com a necessidade de proporcionar aos estudantes da rede estadual uma segunda língua estrangeira, além do inglês que já integrava o currículo do ensino regular e supletivo.

Integração

Inicialmente, a proposta era voltada especialmente ao ensino do espanhol, em função da integração do Brasil da comunidade latino-americana, especialmente com a criação do Mercosul. Posteriormente, houve a ampliação do trabalho, com a introdução de novos idiomas: francês, italiano, alemão e japonês. Os cursos têm duração de seis semestres, divididos em dois níveis. A carga horária de cada nível é de 240 horas. Para efetuar a matrícula, o aluno deve apresentar atestado de matrícula na rede estadual de ensino, comprovando também o nível de escolaridade.

Em todo Estado, existem 73 Centros de Estudos de Línguas, sendo que 29 deles funcionam na região da Grande São Paulo. Na Baixada, as unidades funcionam em salas das escolas estaduais Olga Cury (Santos), Martin Afonso (São Vicente) e Benedito Calixto (Itanhaém). "Certamente, há uma demanda reprimida que aguarda a ampliação das vagas. Além disso, o alto custo do transporte impede que jovens se desloquem até as cidades que oferecem o serviço, para freqüentar as aulas", enfatiza Prandi.

"O aprendizado de idiomas estrangeiros é uma necessidade cada vez mais premente para que nossos jovens tenham melhores chances de ascensão no mercado de trabalho. Daí a necessidade do Estado garantir o acesso gratuito a este conhecimento, contribuindo para a quebra de um perverso ciclo de exclusão de uma gama enorme de meninos e meninas. Vou centrar esforços para que o Governo Paulista amplie a oferta de vagas e cursos nos Centros de Estudos de Línguas já existentes, além de criar novas unidades em Cubatão, Guarujá, Bertioga e Praia Grande", conclui Prandi.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp