Audiência para discutir aeroporto de Bauru


22/09/2003 19:02

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Pedro Tobias

O deputado Pedro Tobias (PSDB) e o Grupo Pró-Bauru, formado por representantes do segmento empresarial da cidade, serão recebidos nesta quarta-feira, dia 24/9, pelo secretário estadual dos Transportes, Dario Rais Lopes, em São Paulo. A audiência, marcada pelo deputado Pedro Tobias, será realizada às 14 horas e servirá para discutir ações para a retomada das obras do aeroporto internacional, em construção na divisa entre Bauru e Arealva.

Além do deputado Pedro Tobias, devem participar do encontro em São Paulo representantes do comércio, indústria e serviços bauruenses. No último dia 13 de setembro, o Grupo Pró-Bauru se reuniu com o deputado Pedro Tobias, que, na ocasião, se comprometeu em marcar a audiência com o secretário dos Transportes. Participaram do encontro José Luiz Simonelli, do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp-Bauru), Cássio Carvalho, da Associação Comercial e Industrial de Bauru (Acib) e Walace Sampaio, do Sindicato do Comércio Varejista.

Durante a reunião com o Grupo Pró-Bauru, Tobias informou que as obras do aeroporto estão paralisadas por falta de remessa de recursos para o Estado fixadas por meio de convênio firmado com o governo federal. "As obras como a do aeroporto de Bauru são financiadas por um convênio específico e os recursos vêm das taxas de embarque pagas pelos passageiros. Mas o Governo Federal não tem repassado os recursos", explicou.

Na audiência da próxima quarta-feira, Tobias adiantou que vai pedir o apoio do secretário dos Transportes. "Vamos pedir que Dario interceda junto ao Governo Federal, assim como iremos acionar outros canais. Mas a retomada das obras depende do Governo Federal, pois envolve liberação de recursos de convênio já firmado com o Estado", declara o deputado. O aeroporto de Bauru está com três etapas prontas; A construção da pista principal, com 2,1 quilômetros de extensão por 45 metros de largura, e a pista de taxiamento de aeronaves. As etapas finais estão orçadas em R$ 22 milhões e incluem obras civis, como a instalação do terminal de embarque e desembarque de passageiros, torre de controle e equipamentos para operações de pouso e decolagem.

ptobias@al.sp.gov.br

alesp