Assembléia Convida recebe Plínio de Arruda Sampaio


08/05/2008 19:05

Compartilhar:


Nesta sexta-feira, 9/5, a partir das 21h, vai ao ar a entrevista concedida pelo promotor público aposentado Plínio de Arruda Sampaio ao deputado Raul Marcelo (PSOL), no programa "Assembléia Convida". Produzido pela TV Alesp, o programa consiste numa entrevista realizada por um dos parlamentares da Casa a figuras do mundo político, artístico ou cultural.

Militante socialista com mais de 50 anos de vida pública, Plínio de Arruda Sampaio é diretor do site noticioso "Correio da Cidadania", advogado, mestre em Desenvolvimento Econômico Internacional pela Universidade de Cornell (EUA) e presidente da Associação Brasileira de Reforma Agrária (ABRA) desde 2004.

O entrevistado concorreu por duas vezes ao governo do Estado de São Paulo, sendo a última em 2006, pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Deputado federal por dois mandatos, esteve entre os 100 primeiros brasileiros cassados pelo regime militar. Durante o exílio, trabalhou em diversos programas de reforma agrária na América Latina, no Caribe e na África.

Em 2003, coordenou a elaboração do 2º Plano Nacional de Reforma Agrária do governo Lula, cuja meta era assentar um milhão de famílias. Após os objetivos do Plano terem sido reduzidos à metade por orientação da equipe econômica, iniciou sua trajetória de ruptura com o Partido dos Trabalhadores, do qual foi fundador.

Na entrevista ao "Assembléia Convida", ele faz um balanço do século XX reafirmando que foi o período que colocou e recolocou na pauta da humanidade a necessidade do socialismo com liberdade. O advogado também critica as privatizações pretendidas pelo governo José Serra, citando tentativa de venda da Companhia Energética de São Paulo (CESP) " cujo leilão foi suspenso em março deste ano " como um dos exemplos de "inaceitável" dilapidação do patrimônio público.



comunicacao@raulmarcelo.com.br

alesp