1º secretário fala de políticas para crianças e adolescentes


17/09/2008 18:50

Compartilhar:


O 1º secretário da Assembléia Legislativa, deputado Donisete Braga (PT), em pronunciamento da tribuna da Casa nesta quarta-feira, 17/0, lamentou o assassinato de dois jovens pelo pai e a madrasta, na cidade de Ribeirão Pires, no Grande ABC. Também criticou o governo do Estado por não investir em políticas públicas para crianças e adolescentes. "Eles foram mortos pelo próprio pai e a madrasta com requintes de crueldade. Os casos de violência contra crianças e adolescentes, a maioria de famílias pobres, ocupam o terceiro lugar na lista do Disque-Denúncia em São Paulo", reforçou o deputado.

Conforme Donisete Braga, somente neste ano já somam mais de três mil as denúncias de maus tratos contra vítimas indefesas. "Muitas vezes as próprias crianças fazem as ligações, chamando por socorro", informou. Para o deputado, em mais de 70% das denúncias quem maltrata é alguém da própria família. "Por isso, uma das primeiras providências da Justiça é afastar a criança de casa e encaminhá-la para um abrigo. No Brasil existem mais de 80 mil crianças em abrigos. Na minha região, o Grande ABC, temos mais de 500 crianças morando nesses locais", acrescentou.

Para o deputado, o fenômeno da violência doméstica contra crianças e adolescentes tem várias causas, entre as quais cultural, social, psicológica ou econômica. "Muitas vezes os pais ou responsáveis não sabem como lidar com estas situações. Precisam de orientação para que o desenvolvimento de seus filhos não seja afetado", esclareceu. Segundo ele, no caso de Ribeirão Pires, "trata-se de um caso de pais com mentes deformadas".

Donisete Braga criticou também o pouco investimento do governo do Estado em políticas públicas para crianças e adolescentes. "Pesquisando o orçamento relacionado à questão notei que o governo Serra destinou neste ano pouco mais de R$ 715 mil para esta área", lamentou o 1º secretário. De acordo com ele, "não se pode afirmar simplesmente que a criança é o futuro de uma nação se não forem feitos os investimentos necessários para que elas se desenvolvam de maneira satisfatória".

O deputado defendeu a aprovação, pela Assembléia Legislativa, de projeto de lei de sua autoria que cria a Comissão Permanente da Criança e do Adolescente. "Precisamos ter na Casa esta comissão permanente para que possamos discutir e sugerir políticas públicas para esse segmento", defendeu. Donisete Braga, por fim, citou frase do escritor norte-americano Ernest Hemingway a propósito do tema: "De todos os presentes da natureza para a raça humana, o que é mais doce para o homem do que as crianças?"

alesp