Região Administrativa de São José dos Campos


18/11/2008 17:57

Compartilhar:


Posicionada no extremo leste do Estado de São Paulo a Região Administrativa (RA) de São José dos Campos fica entre as duas mais importantes metrópoles do país, São Paulo e Rio de Janeiro. Dados de 2002 mostram uma população estimada de quase 2 milhões de habitantes, fazendo da região a quarta maior em população, com 5,4% do total do Estado, ficando atrás apenas da Região Metropolitana de São Paulo, e das RAs de Campinas e Sorocaba.

Os mesmos dados de 2002 mostram que 93% da população moravam em áreas urbanas, existindo apenas uma variação que vai de 30,1% em Paraibuna (menos urbanizado) a 99% em Campos do Jordão. Praticamente 28% dos municípios contam com taxas de urbanização inferiores a 60%.

A RA é composta pelas cidades de Aparecida, Arapeí, Areias, Bananal, Caçapava, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Canas, Caraguatatuba, Cruzeiro, Cunha, Guaratinguetá, Igaratá, Ilhabela, Jacareí, Jambeiro, Lagoinha, Lavrinhas, Lorena, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Paraibuna, Pindamonhangaba, Piquete, Potim, Queluz, Redenção da Serra, Roseira, Santa Branca, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São José do Barreiro, São José dos Campos, São Luís do Paraitinga, São Sebastião, Silveiras, Taubaté, Tremembé e Ubatuba.

A região ocupa 6,5% do território estadual, apresentando uma densidade demográfica de 126,9 hab/km². O município de São José dos Campos concentra 27% da população regional.

A atividade industrial é a base da economia da região, contando com um núcleo bem estruturado, que reúne empresas de alta tecnologia, com destaque para os setores automotivo, aeroespacial, telecomunicações, químico e petrolífero. A RA também conta com o turismo, que é bem desenvolvido na região, principalmente nas encostas da Serra da Mantiqueira e no litoral norte.

No que se refere à escolaridade, a região situa-se num patamar ligeiramente acima do conjunto do Estado, embora 27 municípios não tenham atingido o escore médio estadual.

Fonte: Fundação Seade

alesp