Deputado propõe criação de viveiro de mudas


02/02/2005 16:09

Compartilhar:


Da assessoria do deputado João Caramez

Para reverter o processo de degradação ambiental que vem ocorrendo nos bairros de Cambirí e Guaió, em Ferraz de Vasconcelos, o deputado João Caramez (PSDB) preparou indicação para que o Governo do Estado estude a possibilidade de um convênio entre a Secretaria do Meio Ambiente e a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, no sentido de criar e implantar um viveiro de mudas de espécimes da mata atlântica no município.

Os bairros de Cambirí e Guaió estão em área proteção ambiental, local de mananciais de água do Alto Tietê. A indicação do deputado prevê a recuperação ambiental das nascentes existentes no município, com a ajuda da própria comunidade local.

Caramez está propondo a montagem de um viveiro para a produção de mudas de essências nativas, na área denominada Pesqueiro Vale Verde, que possui uma gleba de Mata Atlântica remanescente. O projeto denominado "Viveiro do Berçário da Mata Atlântica do Alto Tietê" é um sonho dos moradores que habitam os bairros.

"A intensa ocupação urbana sobre os mananciais da região metropolitana da cidade de São Paulo, causa a perda do abastecimento de água num futuro próximo, e em algumas regiões as conseqüências já são constatadas e sentidas. Para que a situação seja resolvida há uma necessidade de se recuperar as bacias dos rios dessas regiões densamente habitada e que são responsáveis pelo abastecimento de água para a população e seu uso para irrigação na produção de alimentos", disse o deputado.

João Caramez afirmou, ainda, que o envolvimento da sociedade local para a solução destas questões é fundamental sob o prisma da conscientização ambiental, geração de conhecimento e renda.

jcaramez@al.sp.gov.br

alesp