Comissão de Saúde ouve representantes do SindSaúde e do Conselho Regional de Psicologia


14/08/2001 16:34

Compartilhar:


Em reunião informal realizada na tarde desta terça-feira, 14/8, no plenário Tiradentes da Assembléia Legislativa, a Comissão de Saúde e Higiene, presidida pelo deputado Alberto Calvo (PSB), ouviu a presidente do Conselho Regional de Psicologia, Lomena Almeida Castro Furtado, e a presidente do SindSaúde, Sônia Takeda, que apresentaram propostas e reivindicações das duas categorias.

À informação do SindSaúde de que a primeira reunião da comissão criada para estudar o plano de carreira dos profissionais da área que trabalham no Estado, será nesta quinta-feira, 16/8, às 14 horas, na Secretaria da Saúde, o deputado Milton Flávio - indicado pela Casa para integrar a comissão - lamentou não poder comparecer por ter assumido compromisso relacionado à CPI das Indenizações Ambientais, da qual foi presidente.

Sônia comunicou que o Prêmio Incentivo, cujo aumento está em negociações, apesar das várias reuniões já ocorridas continua sem alteração. Ainda a respeito de alterações salariais, a representante do SindSaúde externou sua preocupação pela mensagem do governador Geraldo Alckmin, que dá aumento de R$ 80 aos profissionais da Saúde, "chegar só hoje na Assembléia". De acordo com Sônia, "apesar do valor estar aquém do que se queria, criou-se uma expectativa" de que se receberia o reajuste no próximo holerite. Ela pediu agilidade da Assembléia ao analisar a mensagem, para que os funcionários possam receber o próximo salário já acrescido dos R$ 80. Outra reivindicação apresentada pela categoria é a de que se estude uma forma de pagamento dos dias parados por força da greve. Sônia disse que, em reunião nesta segunda-feira, 13/8, na Coordenadoria de Recursos Humanos da Secretaria, "sentimos que há espaço para entendimento". Uma das propostas do sindicato é a reposição das horas de trabalho, para que os funcionários possam receber os dias que foram descontados. Os dias parados estão sendo descontados em quatro parcelas.

Já a representante do Conselho Regional de Psicologia falou sobre a importância de se fazer "um trabalho mais estreito entre as comissões da Assembléia e a área da saúde, com perspectiva de transformações". Lomena também lembrou que neste 15 de agosto se comemora o dia do psicólogo e destacou a aproximação entre os sindicatos de trabalhadores e a Assembléia. Para ela, "a melhor relação entre os profissionais e a sociedade fará com que o exercício da cidadania seja cada vez melhor".

Sônia Takeda afirmou, ao término da reunião, que espera pelo dia que "possa vir à Assembléia não apenas para discutir a questão salarial, mais um programa de Saúde para São Paulo".

alesp