Atendimento pelo Iamspe pode ser ampliado


26/06/2002 16:50

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

Através de uma emenda apresentada à Lei de diretrizes Orçamentárias (LDO) do Estado, o deputado Hamilton Pereira (PT) cobra a ampliação do número de atendimentos ambulatorial e hospitalar para os conveniados do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe).

A demanda já havia sido apresentada pelo deputado em 2002, a pedido dos servidores organizados da região de Sorocaba. Naquele ano, a emenda chegou a ser aprovada e fazer parte da Lei de Diretrizes Orçamentárias, mas não foi incluída no Orçamento.

Segundo informações da Superintendência do Iamspe, existe uma cota de 7.050 consultas por mês para os 30.953 usuários do serviço na região. Essa quota é distribuída em 2.500 para Sorocaba, 900 para Itararé, 1.800 para Itapeva, 800 para Itapetininga e 1.050 para Capão Bonito.

Em Sorocaba, o Centro de Atendimento Médico Ambulatorial (Ceama), que atende pelo Iamspe, juntamente com entidades representativas de diversas categorias dos servidores, formou a Subcomissão Consultiva Regional de Sorocaba. O grupo vem discutindo os problemas do serviço.

Segundo a comissão, devido à pequena quantidade de quotas de consultas, os servidores têm se utilizado do serviço de urgência e emergência do SUS para garantir consultas nas áreas de especialidades. A comissão coloca ainda que na região não há atendimento em todas as especialidades, o que tem obrigado os usuários a buscarem atendimento no Hospital do Servidor Público em São Paulo.

Os servidores têm descontado mensalmente em sua folha de pagamento 2% do salário referente à assistência médica. Segundo Hamilton Pereira, o atendimento à saúde dos servidores não tem dado conta de toda a demanda. "Iremos lutar para que a ampliação do atendimento seja não só incluída na LDO como também no Orçamento do Estado para o ano que vem", explica o deputado.

alesp