Evento mobiliza entidades em favor do ensino musical


26/09/2003 21:20

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Fórum do Desenvolvimento e Prática da Música para a Educação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/ForumMusica26set03.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

"O fomento ao ensino da música tem tudo para dar certo: somos um país com aptidão musical, há mão-de-obra capacitada e os jovens mostram muita vontade para o aprendizado", destacou o deputado Rodolfo Costa e Silva (PSDB), organizador do Fórum do Desenvolvimento e Prática da Música para a Educação, ao abrir o evento, nesta sexta-feira, 26/9.

Rodolfo é autor do Projeto de Lei 793/2003, em tramitação na Assembléia Legislativa, que torna obrigatória a prática musical no currículo das escolas públicas de ensino fundamental e médio. Ele propôs a criação de uma frente parlamentar de apoio ao ensino da matéria, medida que recebeu a adesão de Synésio Batista da Costa, presidente da Associação Brasileira de Música (Abemúsica), entidade co-organizadora do evento.

"Gosto de lembrar a máxima segundo a qual sem ensino não há negócio", disse o presidente da Abemúsica, associação que reúne fabricantes de instrumentos musicais de todo o país. "Nosso segmento só pode existir se houver jovens estudando, por isso, assumimos como um de nossos primeiros objetivos o despertar para o ensino da música".

Costa destacou que, a partir da década de 1980, cerca de 150 fábricas de instrumentos fecharam as portas - atualmente, aproximadamente 40 continuam em atividade.

Elemento essencial, harmonizador e terapêutico

Entre os outros participantes da mesa, Henrique Autran Dourado, diretor da Escola Municipal de Música, e o maestro Júlio Medaglia destacaram a importância de o ensino musical fazer parte da formação escolar. "O ensino da música na escola pode ser um movimento de resistência contra o massacre que está ocorrendo no meio fonográfico, onde, por razões puramente comerciais, se veicula qualquer som e se condena o público a ouvir apenas música de péssima qualidade", afirmou Medaglia. Henrique Dourado defendeu o ensino regular dessa matéria como elemento essencial na formação integral da pessoa. "Há diversos estudos que atestam o poder da música como elemento harmonizador e terapêutico, o que comprova sua importância para criar um ambiente de convivência, sem violência entre os estudantes - e as experiências em curso ratificam este pensamento", explicou o diretor da Escola Municipal de Música.

Senador pode intermediar ações

O senador Magno Malta (PL/ES), que é músico, relatou sua experiência como artista e a importância da música em sua vida, inclusive o poder terapêutico que ela tem. "No trabalho de recuperação de pessoas dependentes de droga que realizo há muitos anos o contato com a música tem se revelado fundamental", afirmou. O senador também se colocou à disposição para intermediar ações em Brasília a favor da inclusão da música no currículo escolar.

No final do encontro, os participantes sugeriram emendas à matéria apresentada por Rodolfo Costa e Silva, ressaltando a importância do ensino da música para os estudantes. "Conhecimentos que são utilizados, inclusive, no cotidiano do brasileiro", lembrou a professora de música, de cultura folclórica e presidente do Museu do Folclore, Neide Rodrigues Gomes, que também é assessora da secretária de Cultura do Estado, Cláudia Costin. Para ela, o currículo ideal, da 1ª à 8ª série, poderia conter apenas as disciplinas Música e Folclore. "Com o ensino dessas matérias, os alunos aprendem história, cidadania, matemática e todas as outras disciplinas que fazem parte do currículo escolar, e por isso deveriam ser incluídas na grade curricular do segundo grau", justificou a professora.

alesp