Evento mobiliza entidades em favor do ensino musical
DA REDAÇÃO
"O fomento ao ensino da música tem tudo para dar certo: somos um país com aptidão musical, há mão-de-obra capacitada e os jovens mostram muita vontade para o aprendizado", destacou o deputado Rodolfo Costa e Silva (PSDB), organizador do Fórum do Desenvolvimento e Prática da Música para a Educação, ao abrir o evento, nesta sexta-feira, 26/9.
Rodolfo é autor do Projeto de Lei 793/2003, em tramitação na Assembléia Legislativa, que torna obrigatória a prática musical no currículo das escolas públicas de ensino fundamental e médio. Ele propôs a criação de uma frente parlamentar de apoio ao ensino da matéria, medida que recebeu a adesão de Synésio Batista da Costa, presidente da Associação Brasileira de Música (Abemúsica), entidade co-organizadora do evento.
"Gosto de lembrar a máxima segundo a qual sem ensino não há negócio", disse o presidente da Abemúsica, associação que reúne fabricantes de instrumentos musicais de todo o país. "Nosso segmento só pode existir se houver jovens estudando, por isso, assumimos como um de nossos primeiros objetivos o despertar para o ensino da música".
Costa destacou que, a partir da década de 1980, cerca de 150 fábricas de instrumentos fecharam as portas - atualmente, aproximadamente 40 continuam em atividade.
Elemento essencial, harmonizador e terapêutico
Entre os outros participantes da mesa, Henrique Autran Dourado, diretor da Escola Municipal de Música, e o maestro Júlio Medaglia destacaram a importância de o ensino musical fazer parte da formação escolar. "O ensino da música na escola pode ser um movimento de resistência contra o massacre que está ocorrendo no meio fonográfico, onde, por razões puramente comerciais, se veicula qualquer som e se condena o público a ouvir apenas música de péssima qualidade", afirmou Medaglia. Henrique Dourado defendeu o ensino regular dessa matéria como elemento essencial na formação integral da pessoa. "Há diversos estudos que atestam o poder da música como elemento harmonizador e terapêutico, o que comprova sua importância para criar um ambiente de convivência, sem violência entre os estudantes - e as experiências em curso ratificam este pensamento", explicou o diretor da Escola Municipal de Música.
Senador pode intermediar ações
O senador Magno Malta (PL/ES), que é músico, relatou sua experiência como artista e a importância da música em sua vida, inclusive o poder terapêutico que ela tem. "No trabalho de recuperação de pessoas dependentes de droga que realizo há muitos anos o contato com a música tem se revelado fundamental", afirmou. O senador também se colocou à disposição para intermediar ações em Brasília a favor da inclusão da música no currículo escolar.
No final do encontro, os participantes sugeriram emendas à matéria apresentada por Rodolfo Costa e Silva, ressaltando a importância do ensino da música para os estudantes. "Conhecimentos que são utilizados, inclusive, no cotidiano do brasileiro", lembrou a professora de música, de cultura folclórica e presidente do Museu do Folclore, Neide Rodrigues Gomes, que também é assessora da secretária de Cultura do Estado, Cláudia Costin. Para ela, o currículo ideal, da 1ª à 8ª série, poderia conter apenas as disciplinas Música e Folclore. "Com o ensino dessas matérias, os alunos aprendem história, cidadania, matemática e todas as outras disciplinas que fazem parte do currículo escolar, e por isso deveriam ser incluídas na grade curricular do segundo grau", justificou a professora.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Alesp homenageia professor Élcio Vieira e padre Rodrigo Natal com Colar de Honra ao Mérito
- Demissão de professores e salário de policiais pautam Sessão Ordinária da Alesp; assista
- Comissão de Infraestrutura aprova nome de novo diretor-presidente da Arsesp
- Audiência na Alesp se coloca contra projeto de Reforma Administrativa da Educação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações