Notas de Plenário


05/08/2008 18:59

Compartilhar:


Demandas da Educação



Carlos Giannazi (PSOL) pediu a revogação do Decreto 53.057 e da Lei 10.041, ambos de 2008, por considerá-los prejudiciais ao professorado. O deputado ainda cobrou do governador o envio de projetos de lei para solucionar os problemas do pagamento de verbas recisórias devidas pelas APMs e da carteira previdenciária dos advogados do Ipesp. (MF)



Greve e demissões



A greve da Polícia Civil, anunciada para o próximo dia 13/8, é motivo de preocupação para Olímpio Gomes (PV). Ele pediu a abertura de negociações com as entidades representativas do setor para evitar a "perda de vidas e o caos" no Estado. Gomes também fez referência à questão das demissões de cerca de 300 funcionários da Eletropaulo, em desacordo com o acordo trabalhista firmado. (MF)



Vitória em Taubaté



Afonso Lobato (PV) comemorou a inauguração da ala pediátrica do Hospital Regional de Taubaté, ocorrida na última sexta-feira, 1º/8, com a presença do governador Serra. O deputado classificou o evento como uma importante vitória da população do Vale do Paraíba e agradeceu o empenho da direção do hospital, do secretário de Estado da Saúde e do governador para a implantação dessa antiga reivindicação. Lobato manifestou expectativa de que o mesmo esforço seja envidado agora para a ampliação dos leitos de UTI, ainda ainda insuficientes. (MS)



Greve e demissões



Hamilton Pereira (PT) manifestou solidariedade à greve dos policiais civis do Estado de São Paulo que deverá ser deflagrada no próximo dia 13/8. Juntamente com o deputado Olímpio Gomes, Hamilton esteve presente à reunião em que os agentes resolveram iniciar o movimento grevista por melhores salários. "A segurança pública é preocupação constante da população paulista, aparecendo em todas as pesquisas de opinião mas, infelizmente, essa voz não tem eco junto ao governo Serra", declarou o parlamentar, que também protestou contra a ameaça de demissão de 300 funcionários da Eletropaulo. (MS)



Vítima do amianto



O deputado Marcos Martins (PT) registrou o falecimento, ocorrido no mês de julho, do diretor da Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (Abrea) Aldo Vicentini, que trabalhalhou, de 1964 a 1968, no depósito de materiais da Eternit, em Osasco. "O atestado de óbito indica como causa mortis um mesotelioma, tumor maligno de pleura, causado pela exposição ocupacional ou ambiental ao amianto, e ele sequer trabalhou diretamente na produção, manuseando a fibra", informou Martins. O deputado também tratou de projeto de lei de sua autoria que cria o dia do tai chi chuan e destacou a importância de todos os esportes na prevenção da saúde. (MS)



AME



Luiz Carlos Gondim (PPS) reivindicou a implantação de um Ambulatório Médico de Especialidades (AME) na cidade de Mogi das Cruzes e defendeu a participação dos deputados na indicação de organizações sociais que irão gerenciar tais equipamentos nos vários municípios paulistas. O deputado também considerou equivocado o Alto Tietê não ter Mogi como referência em ginecologia. "O município tem uma faculdade de medicina, tem a estrutura da Santa Casa e todas as condições para ser essa referência", argumentou Gondim. (MS)



Dados do Ipea



Mário Reali (PT) citou dados divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta última segunda-feira, 4/8. Dentre os números, ele discursou sobre a pobreza nas regiões metropolitanas do país, o nível de indigentes, empregabilidade formal e educação. (GF)



Decreto para Call Centers



Donisete Braga (PT) frisou nesta terça-feira, 5/8, Dia Nacional da Saúde, que a região do ABC precisa urgentemente de outro hospital regional para atender a grande demanda. "É preciso fortalecer o setor", disse. O parlamentar cobrou providências para que seja resolvida a questão. Em relação ao decreto que regulamenta o atendimento ao consumidor pelos call centers, Braga falou sobre os pedidos de cancelamento de serviço. Para ele, o limite estabelecido de dois minutos para essa solicitação vai proteger o consumidor e evitar que ele fique horas tentando fazer um cancelamento. (GF)

alesp