Defesa de novo modelo energético em programa de TV


02/10/2009 17:25

Compartilhar:


O projeto de lei do governo que cria a Política Estadual de Mudanças Climáticas, em apreciação pelo Legislativo paulista, reflete a posição de vanguarda do Estado de São Paulo em relação ao tema. Na opinião dos participantes do programa Assembleia Debate, da TV Alesp, gravado nesta semana sobre o tema, o Brasil deve aproveitar as condições que apresenta para liderar o processo tecnológico de geração de fontes de energia limpa.

Ainda sem data marcada para ser exibido, o programa contou com a participação do deputado Davi Zaia (PPS), do professor, cientista e físico do Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo (USP), José Goldemberg, e do ambientalista e secretário executivo do Fórum Paulista de Mudanças Globais e Biodiversidade, Fábio Feldman.

Além de debater o projeto de lei que, segundo o deputado Davi Zaia deve ser aprovado ainda neste semestre, o programa abordou os preparativos para a realização, dias 17 e 18/12, da COP 15, Conferência de Copenhage, Dinamarca. O desafio do evento é de aprovar o tratado que substituirá o Protocolo de Kioto, vigente de 2008 a 2012.

Para o deputado Davi Zaia, a importância da COP 15 está na definição de um novo modelo de desenvolvimento econômico, que substitua as atuais fontes de energia. "São conceitos que hoje estão profundamente arraigados na sociedade", disse.



dzaia@al.sp.gov.br

alesp