Produtores do Vale do Paranapanema pedem apoio ao deputado Claury


26/07/2001 18:51

Compartilhar:


Representantes de sindicatos e entidades ligadas aos produtores rurais do Vale do Paranapanema, reuniram-se com o deputado estadual Claury Alves da Silva (PTB) na última quinta-feira, 19/7, na sede da Coopermota, em Cândido Mota, para reivindicar a intervenção do parlamentar junto à Secretaria de Energia do Estado no sentido de que seja liberada a cota de energia para o setor agrícola. Os produtores temem que possíveis cortes no fornecimento de energia possam comprometer a produção a ser colhida.

Na safra de inverno 2000, as culturas foram atingidas por seca e geada, o que representou perda de 90% da produção em grãos. Por esse motivo, os dados de consumo de energia que balizaram as metas propostas pelo governo federal não corresponderam ao consumo real das safras normais. "Não se pode considerar o ano 2000 como referência para a atribuição da cota de consumo", reclama Orson Mureb Jacob, presidente do Sindicato Rural de Assis. Segundo o sindicalista, o consumo de energia está diretamente ligado ao volume da produção. "Quanto maior a produção, maior a necessidade de energia", pondera.

Produção em alta. A região é responsável por 65% do milho safrinha produzido no Estado de São Paulo e a produção estimada para esta safra é de 300 mil toneladas. Também nesta safra, houve aumento de 300% na área plantada de trigo. Os produtores também argumentam que as culturas de inverno (milho, sorgo, trigo e feijão) foram plantadas antes das medidas de racionamento de energia.

Alternativas para o problema como a compra de geradores ou energia no mercado foram descartadas pois representariam aumento nos custos de recepção, secagem, beneficiamento, armazenamento e escoamento. "O assunto é delicado, temos a preocupação de não alterar o custo final, até porque o retorno já é mínimo", avaliou o presidente do Sindicato Rural de Palmital, José Roberto Ronqui. "Acreditamos que o deputado Claury irá conseguir reverter essa situação", disse.

Ação. De posse das justificativas e de uma reivindicação assinada por nada menos que 25 entidades representativas dos produtores do Vale do Paranapanema, além de inúmeros produtores com silos próprios, o deputado Claury já iniciou conversações com o secretário de Energia, Mauro Jardim Arce. "Mais uma vez o deputado Claury atendeu nosso chamado e desta vez com sua presença", comentou João da Motta, presidente do Sindicato Rural de Cândido Mota e secretário municipal de Agricultura. "Estou envidando todos os esforços para que essa justa reivindicação seja atendida", disse Claury.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Claury Alves da Silva - 3886-6383/6859)

alesp