Secretário da Saúde será questionado sobre a previsão de recursos para o Iamspe


28/06/2002 13:21

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado Hamilton Pereira (PT) apresentou emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias do Estado, propondo investimentos para a ampliação do atendimento ambulatorial e hospitalar aos conveniados do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe).

Hamilton também está questionando o secretário estadual da Saúde, José da Silva Guedes, sobre a previsão de verbas para o Iamspe em 2002, quais as regiões contempladas com os recursos, os respectivos valores distribuídos, os critérios utilizados para distribuição e a previsão de aumento das cotas de consultas e para quais regiões. O deputado afirma que tem recebido denúncias de estagnação dos recursos orçamentários do Iamspe e das cotas de consultas em todo o estado, principalmente em Sorocaba e região.

Por ocasião da apresentação da emenda à LDO, o deputado divulgou informações da superintendência do Iamspe, dando conta que existe uma cota de 7.050 consultas por mês para os 30.953 usuários do serviço na região. Essa cota é distribuída em 2.500 para Sorocaba, 900 para Itararé, 1.800 para Itapeva, 800 para Itapetininga e 1.050 para Capão Bonito. Em Sorocaba, o Centro de Atendimento Médico Ambulatorial (Ceama), que atende pelo Iamspe, juntamente com entidades representativas de diversas categorias dos servidores, formou a Subcomissão Consultiva Regional de Sorocaba, para discutir os problemas encontrados nas unidades.

Segundo a comissão, devido à pequena quantidade de cotas de consultas, os servidores têm utilizado o serviço de urgência e emergência do SUS, para garantir atendimento nas áreas de especialidades. A comissão diz ainda que na região não há atendimento em todas as especialidades, o que tem obrigado os usuários a buscar atendimento no Hospital do Servidor Público em São Paulo. Os servidores sofrem desconto mensal, em seu contracheque, de 2% do salário, referente à assistência médica. Segundo Hamilton, o atendimento à saúde dos servidores não tem dado conta da demanda.

alesp