Parlamentar cobra ações do Governo Estadual para combater criminalidade no Litoral Norte


08/06/2005 10:35

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) está cobrando do Governo do Estado ações efetivas para combater a crescente criminalidade no Litoral Norte. A parlamentar protocolou uma série de documentos na Assembléia Legislativa, indagando qual o planejamento da Secretaria Estadual de Segurança Pública e propondo algumas medidas. Prandi tomou a iniciativa após ser procurada por moradores, assustados com a explosão da violência, especialmente em Ilhabela.

"As pessoas estão acuadas pelo medo e os turistas também começam a se afugentar. A situação está beirando o insustentável. Medidas efetivas, que incluem uma articulação entre o policiamento ostensivo e o investigativo, precisam ser adotadas com urgência", ressalta a parlamentar. Segundo Maria Lúcia, o que era para ser um paraíso está se tornando um autêntico inferno, deixando a população sem defesa diante da ousadia das ações criminosas.

Em Ilhabela, as estatísticas apontam crescimento em todas as modalidades criminosas. Segundo dados da própria Secretaria de Segurança Pública, nos três primeiros meses desse ano o número de homicídios quadruplicou em relação ao mesmo período de 2004. Os roubos cresceram 70% e os furtos aumentaram 29%. Este ano também houve o dobro de carros roubados ou furtados.

Segundo informações de moradores, nem mesmo unidades da Prefeitura escapam da sanha dos ladrões. "Eles vêm à noite com caminhões baú, roubam tudo e depois vão embora pela balsa", afirma um dos moradores, que pediu para não ser identificado com medo de represálias. Segundo ele, ninguém tem sossego para ficar em casa ou andar pela cidade, a qualquer hora do dia ou da noite.

Uma prova disso é o caso ocorrido no início de maio, quando dois homens armados invadiram no período da manhã a residência de um casal de idosos. Eles saltaram um muro alto e, sob grave ameaça, determinaram que o casal permanecesse sentado enquanto vasculhavam a casa. Pegaram relógios, jóias e bijuterias, fugindo com o veículo da família, que depois acabou abandonado nas proximidades da balsa.

CDP

A parlamentar também está cobrando informações da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária sobre o processo de construção do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Caraguatatuba. A implantação é a única forma de garantir a desativação das cadeias existentes nos distritos policiais da região. Recentemente, sete presos fugiram do xadrez da Delegacia de São Sebastião, que está superlotada.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp