Universidade deve ser discutida estruturalmente, diz líder do governo


13/09/2005 19:40

Compartilhar:


Embora tenha havido acordo entre as principais lideranças da Assembléia para dar início à discussão do veto à LDO, já a partir desta quarta-feira, 14/9, em uma sessão extraordinária, o líder do governo na Assembléia, deputado Edson Aparecido, afirmou, em entrevista, que é preciso discutir a questão da universidade de forma estrutural. Não se pode cair no maniqueísmo, disse ele, referindo-se à questão da derrubada ou não do veto do governador. "Será somente a partir de uma discussão mais profunda sobre o papel da universidade na sociedade paulista que poderá se estabelecer um entendimento sobre a questão do veto."

Investimentos no ensino superior

Edson Aparecido ressaltou que durante a gestão de Geraldo Alckmin o governo fez investimentos de R$ 232 milhões além do previsto na área da educação, lembrando a criação dos novos campi da Unesp e do campus da USP na zona leste. "O governo sempre transferiu para as universidades mais recursos que os 9,57% previstos na LDO", declarou. Garantiu também que o mesmo deve acontecer neste ano; que o veto interposto pelo governador não significa que as universidades ficarão sem verbas.



Constitucionalização de recursos

Em outra ótica, Edson Aparecido voltou a alertar para o risco da "constitucionalização" excessiva de recursos, lembrando que já há o comprometimento de 30% na educação, 15% na saúde, cerca de 50% para o funcionalismo, para concluir que a oposição exige a majoração das verbas para a educação, sem apontar, no entanto, a origem desses recursos.

Anseios da sociedade

O líder do governo lembrou que embora as universidades tenham autonomia financeira, a sociedade precisa estar informada sobre o destino dos quase R$ 4 bilhões que atualmente o governo emprega no ensino público superior. "O que não é possível é que a universidade gaste cerca de 96% das verbas destinadas ao ensino superior no pagamento de pessoal", ressaltou. "Nós queremos que a sociedade acompanhe o que retorna dos gigantescos investimentos feitos no ensino superior." Aparecido prometeu que não haverá deliberação sobre o veto sem que haja a discussão apontada.

alesp