Financiamento para Unesp é de quase R$ 30 milhões


09/01/2004 16:08

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Aldo Demarchi

O chefe da Assessoria de Relações Exteriores da Unesp, José Afonso Carrijo Andrade, viaja para Brasília na próxima segunda-feira, 12/1, com a finalidade de protocolar junto ao Tesouro Nacional o documento por meio do qual o governador Geraldo Alckmin (PSDB) autorizou que seja incluído na dívida do Estado o financiamento que a instituição de ensino obteve no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O valor do empréstimo totaliza R$ 29,8 milhões e beneficiará as unidades de Franca, Rio Claro e São Paulo. "Nessa divisão, a maior fatia deverá vir para Rio Claro, permitindo a ampliação do campus da Bela Vista, que poderá concentrar todos os cursos que a universidade mantém em nosso município", comentou o deputado Aldo Demarchi (PFL), que acompanhou todas as etapas do processo.

Depois de algumas dificuldades na regularização das áreas de Rio Claro e São Paulo, as negociações com o BNDES foram concluídas em dezembro do ano passado. Faltava, no entanto, a assinatura da autorização para que o Tesouro incluísse os recursos na carteira de endividamento do Estado, o que ocorreu no início da noite de quinta-feira, quando o governador Alckmin formalizou a decisão.

"A liberação desses recursos é duplamente importante para Rio Claro", afirma o deputado Demarchi. "Em primeiro lugar, porque vai permitir a ampliação da estrutura local da Unesp, além de reunir todas as suas atividades num só lugar", diz o deputado. "Outro aspecto positivo é a disponibilização dos prédios existentes no bairro Santana para projetos de interesse comunitário", conclui o vice-líder do PFL na Assembléia Legislativa.

ademarchi@al.sp.gov.br

alesp