Setores discutem uso da palha da cana


15/09/2011 13:44

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/palha degra.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Cientistas do mundo todo vêm buscando soluções mais limpas para serem utilizadas diariamente. No Brasil, o Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável promoveu, neste ano, um debate amplo de importantes questões socioambientais do país. A quarta edição do Sustentar 2011 teve como lema "Sustentabilidade na prática: tendências globais, inovação, oportunidades e educação".

Durante o fórum, o gerente de bioeletricidade da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Zilmar de Souza, falou sobre a energia elétrica da cana. "A palha da cana tem se mostrado muito útil; espero que em um futuro próximo nosso país saiba utilizá-la melhor", afirma Gilmaci Santos, líder do PRB e autor de projeto de lei que estimula o uso do produto.

O PL 573/2007 institui o Programa de Aproveitamento da Palha da Cana-de-Açúcar. Para Gilmaci, a técnica tem alto potencial para minimizar problemas ambientais, mas não será benéfica apenas nesse sentido. "A ideia é também estimular a geração de empregos, o aprimoramento da mão de obra e o incentivo aos investimentos tecnológicos no setor", disse o parlamentar.

O assunto também tem chamado a atenção do governo paulista. Segundo a Secretaria Estadual de Energia, como maior produtor nacional de etanol, São Paulo possui enorme potencial de conversão de resíduos dessa indústria em energia elétrica, gás e vapor.



gilmacisantos@al.sp.gov.br

alesp