Aberta Primeira Semana de Educação Física


26/08/2002 19:40

Compartilhar:


Da Redação

A Comissão de Esportes e Turismo da Assembléia Legislativa realizou nesta segunda-feira, 26/8, no auditório Franco Montoro, a abertura da Primeira Semana de Educação Física, que prosseguirá até o próximo dia 29 com programação que inclui uma série de palestras e debates sobre a prática esportiva e aspectos profissionais da área. O evento antecede as comemorações do Dia do Profissional de Educação Física, no dia 1º de setembro.

Participaram da sessão de abertura o presidente da Assembléia Legislativa, o presidente da Comissão de Esportes e Turismo da Casa, a secretária estadual da Juventude, Esporte e Lazer, Luciana Temer Castelo Branco, a secretária municipal de Esporte, Lazer e Recreação, Nádia Campeão, o presidente do Conselho Regional de Educação Física, Flávio Delmanto, o coordenador pedagógico Daniel Carreira Filho, e o presidente do Sindicato dos Professores de Educação Física, José Carlos Martinez Fernandes.

A tônica do encontro foi a discussão em torno da regulamentação da profissão de professor de Educação Física. A secretária Luciana Temer Castelo Branco destacou a necessidade da qualificação e da valorização desses profissionais, sublinhando que a simples existência de equipamentos esportivos, sem os profissionais de Educação Física, não vale nada. Também atribuiu importância à discussão sobre a reintrodução da disciplina Educação Física no currículo do ensino oficial.

Nádia Campeão, secretária municipal, disse que o profissional de Educação Física tem papel basilar nas ações das secretarias e dos poderes públicos no que tange ao esporte. Lembrou a recente aprovação de lei municipal que permite que a jornada de trabalho dos técnicos de Educação Física seja dobrada, acrescentando que há oito anos a Prefeitura não realiza concurso público para essa função, o que deverá ocorrer em breve, adiantou a secretária.

O presidente do Legislativo Paulista afirmou que o fato de termos duas mulheres no comando do esporte não é mera coincidência, reflete a importância feminina no esporte e a necessidade deste último ganhar mais espaço nas decisões políticas. Em sua avaliação, frente ao diagnóstico da crescente criminalidade e violência entre jovens, seria necessário centrar fogo nas áreas de cultura e do esporte, único caminho viável para reverter essa situação. Entretanto, ponderou, os recursos orçamentários para essas áreas continuam diminutos. "Para eleva-los, são necessários muito lobby e muita pressão dos setores ligados à Educação Física. É preciso incrementar a luta para aumentar seu espaço político", completou.

Após a sessão de abertura, o professor Daniel Carreira Filho proferiu palestra sobre o tema "A Educação Física e a Mídia".









PROGRAMA

26 - segunda-feira

17:00 h

PROFESSOR DANIEL CARREIRA FILHO

"A EDUCAÇÃO FÍSICA E A MÍDIA"

19:00 h

PROFESSOR AYLTON FIGUEIRA JÚNIOR

"O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO PROMOTOR DE SAÚDE"

27 - terça-feira

17:00 h

PROFESSOR HUDSON VENTURA TEIXEIRA E PROFESSOR JOSÉ MARIA DE CAMARGO BARROS

"EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA"

19:00 h

PROFESSOR FLAVIO DELMANTO E PROFESSOR HUDSON VENTURA TEIXEIRA

"REGULAMENTAÇÃO PROFISSIONAL = VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL"

28 - quarta-feira

17:00 h

PROFESSOR ANTÔNIO CARLOS VAZ

"FATORES SOCIAIS DA PRATICA ESPORTIVA NA ESCOLA - PRATICA SOCIAL"

19:00 h

PROFESSOR MARCELO PEREIRA

"ESPORTE, JUVENTUDE E RUA: UM PAPEL DA EDUCAÇÃO FÍSICA ?"

29 - quinta-feira

17:00 h

PROFESSOR WALTER CORRÊA

"EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO"

19:00 h

PROFESSORA DINÁ TERESA RAMOS DE OLIVEIRA

"ESPORTE NA ESCOLA"

alesp