Projeto que cria Fundo de Cultura pode ser votado em junho


02/06/2005 09:43

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Vicente Cândido



O deputado Arnaldo Jardim (PPS) frustrou os artistas que lotaram a Assembléia Legislativa na noite de terça-feira, 31/5. Ele apresentou uma emenda ao projeto do Fundo Estadual de Arte e Cultura, conseguiu obstruir a votação e acabou sendo vaiado insistentemente pelo público que ocupou toda a galeria. O presidente da Assembléia, deputado Rodrigo Garcia (PFL), convocou ainda o Colégio de Líderes para buscar um acordo. Chegou-se a propor que o Governo entrasse com um novo projeto de Fundo, no máximo até agosto, e que fosse discutido com a classe artística. A base governista, porém, rejeitou o acordo, após consultar o governador Geraldo Alckmin por telefone " conforme informações de deputados que participaram da reunião.

Garcia, então, convocou a Comissão de Constituição e Justiça para uma sessão extraordinária, realizada no próprio plenário JK. Por 6 votos a 2, a Comissão rejeitou a emenda apresentada pelo deputado Arnaldo Jardim. Assim, o projeto tramitará em regime de urgência por mais três comissões e voltará à votação em plenário. O deputado Cândido Vacarezza (PT) disse que ele tem condições de ser votado ainda em junho, antes do recesso.

Durante as três horas e meia que durou a sessão, o público de cerca de 900 pessoas, que lotou a galeria do plenário JK, o auditório Franco Montoro e o Café dos Deputados, participou intensamente, vaiando os deputados contrários ao projeto e aplaudindo os favoráveis. Apesar de frustrados, os artistas consideraram a derrubada da emenda uma vitória. E prometeram voltar em peso à Assembléia para nova votação.

vcandido@al.sp.gov.br

alesp