Outubro: mês de combate ao câncer de mama


13/10/2011 17:30

Compartilhar:


Desde 1997, outubro é considerado mundialmente como o mês de combate ao câncer de mama. Durante este período são desenvolvidas atividades e campanhas de prevenção do câncer, que apesar de ser uma doença que atinge principalmente as mulheres, também pode ser desenvolvido por homens.

Para o deputado Gilmaci Santos, líder do PRB, a prevenção e a informação são as melhores maneiras de combater a doença. "As mulheres precisam se conscientizar de que o câncer tem mais possibilidade de cura quando diagnosticado rapidamente", disse. Em 2008, o parlamentar apresentou o projeto de lei 287, que autoriza o Poder Executivo a disponibilizar, nas unidades de saúde do Estado, a vacina contra o papilomavírus humano (HPV) e o câncer de colo de útero.

"O PL recebeu muitos elogios, inclusive de homens preocupados com a saúde de suas filhas", comentou. Neste mês, mais de mil profissionais da saúde estarão reunidos em São Paulo, de 26 a 29 de outubro, durante a 13º Jornada Nacional de Imunizações, que irá discutir o combate ao câncer de colo de útero, que é o segundo tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil. Em 2010, esse tipo de câncer foi responsável por mais de 18 mil casos e cerca de 5 mil mortes de brasileiras. (jr)



gilmacisantos@al.sp.gov.br

alesp