Opinião - Por mais 50 anos de desenvolvimento

A emancipação política e administrativa, a luta pelas Diretas Já e as manifestações por direito à moradia e pela redução do IPTU mostram a importância dos seus cidadãos nestas conquistas
09/02/2012 17:28

Compartilhar:


Quando cheguei em Osasco, em 1968, a cidade dava seus primeiros passos rumo ao desenvolvimento e modernidade. Ao completar 50 anos, Osasco já está consolidada entre as principais cidades do Brasil. Com orçamento que ultrapassa R$ 1 bilhão e cerca de 700 mil habitantes, a antiga vila de São Paulo desponta nos últimos anos como um polo de desenvolvimento social atrelado ao desenvolvimento econômico.

Quando me lembro das lutas e transformações que levaram a cidade a esse patamar, como a emancipação política e administrativa, a greve geral de 1968, a luta pelas Diretas Já e as manifestações por direito à moradia e pela redução do IPTU, entre outras, reconheço a importância dos seus cidadãos nestas conquistas.

Fora a emancipação, participei destas e de outras ações que delinearam este sucesso. Em Osasco me tornei vereador por cinco mandatos, fui eleito duas vezes deputado estadual e ajudei a fundar o PT, o partido que administra a cidade nos últimos sete anos. É neste período que a cidade mais avançou.

O prefeito Emidio de Souza não mediu esforços para fazer da cidade um polo de políticas sociais, com instalação de CEUs, moradias populares, portais para os trabalhadores, programas para inclusão dos jovens e adultos e ampliação do Bolsa Família, entre outros. Ao lado do prefeito, ajudei a conquistar o Poupatempo, a UTI Infantil, e muito mais. Agora lutamos por um centro de oncologia e para que o Metrô chegue ao município.

Para os próximos anos, é preciso a mesma disposição para que a cidade siga ascendendo social e economicamente. Estou certo de que o cidadão osasquense escolherá o melhor caminho para que o desenvolvimento persista por outros 50 anos.



* Marcos Martins é deputado estadual pelo PT

alesp