Universidades vão pesquisar o porto de Santos


22/03/2007 17:44

Compartilhar:


Idealizada pelo deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), a Comissão de Universidades e Centros Universitários do Litoral Paulista já definiu o primeiro tema para iniciar seus trabalhos de pesquisa: a identificação e quantificação da mão-de-obra portuária. O grupo, constituído por 16 instituições de ensino superior da região, realizará uma série de estudos relacionados ao porto de Santos, a pedido do deputado.

Em reunião realizada na Bolsa Oficial de Café de Santos, ficou decidido que as instituições vão compilar os trabalhos científicos já realizados para a criação da Biblioteca Digital do Porto. A expectativa é que o projeto seja concluído até o final do ano. A idéia é fechar a relação de temas, que serão propostos aos alunos de cursos de graduação, especialização, pós-graduação e mestrado das universidades integrantes da comissão. Como incentivo à pesquisa, estuda-se a proposta de bolsas de estudo.

Barbosa destacou o potencial inexplorado dos levantamentos sobre a atividade portuária feitos pelas universidades da região e garantiu que os trabalhos serão fundamentais para o crescimento sustentável e organizado do cais santista.

""O PAC (Programa de Aceleração do Crescimento, do governo federal) quer promover um crescimento da economia da ordem de 4,5% ao ano. Ora, se crescermos mais que o dobro do que estamos crescendo, o porto de Santos vai ficar inviável e vamos perder cargas para outros portos"", analisa Barbosa.

Na Assembléia, o parlamentar apresentou, no último dia 16/3, projeto de resolução para a criação da Comissão Permanente de Assuntos Portuários. A intenção é promover audiências públicas para discutir os projetos que envolvem o maior porto da América Latina.

A reitora da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Sílvia Teixeira Penteado, apoiou a iniciativa do deputado. ""Podemos pensar em um plano diretor único, mas que cada universidade em um dado momento possa cruzar as informações para fazer um grande banco de dados à disposição da sociedade"".

Participam da comissão as seguintes intituições: UniSantos, Unimonte, Unisanta, Unimes, Unip, Unaerp e Unilus, as unidades da Fatec de Santos, São Vicente e Praia Grande, Unesp, Unifesp, Esamc, Don Domenico, e as faculdades do Litoral Sul Paulista, de São Sebastião e de Guarujá.

pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp