Fórum Legislativo de Desenvolvimento Econômico Sustentado faz reunião em Araraquara, na sexta-feira, dia 3/10


29/09/2003 21:14

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

O Fórum Legislativo de Desenvolvimento Econômico Sustentado, órgão da Assembléia Legislativa, de caráter permanente, criado em setembro de 2003, realiza reunião em Araraquara, na sexta-feira, 3/10, das 10 às 13 horas, no Sesc Araraquara, na Rua Castro Alves, 1315, bairro Quitandinha.

O Fórum pretende reunir propostas de longo prazo para o crescimento econômico paulista, em cenário que prevê a superação dos problemas macroeconômicos atuais, e realizará audiências regionais para discutir as fragilidades de cada região administrativa e coletar informações específicas nas diversas áreas do Estado, que possam auxiliar no seu desenvolvimento.

Uma de suas primeiras atividades inclui a discussão do Plano Plurianual 2004/2007 e a do novo Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS). Encomendado à Fundação Seade pela Assembléia Legislativa, o IPRS é um sistema de indicadores socioeconômicos referidos a cada município do Estado, que deverá servir como indicativo para a implementação de políticas públicas. Os dados do IPRS estão disponíveis no site da Assembléia www.al.sp.gov.br

O Fórum resulta de uma parceria da Assembléia Legislativa com a Fundação Prefeito Faria Lima/Cepam e o Núcleo de Economia Social, Urbana e Regional (Nesur), da Unicamp.

Região Central

O IPRS na Região Central demonstra grande diversidade da economia local, que conta com importantes atividades, agropecuária, agroindústria, serviços e indústria de transformação.

Uma apreciação geral da Região Central, realizada por meio do IPRS, indica seu alto desempenho econômico, uma vez que a região possui o sexto maior indicador de riqueza do Estado. Destaque similar merece sua situação social, por meio das dimensões apresentadas em longevidade e escolaridade. Apesar desses dados, a região conta com certa heterogeneidade intra-regional, como atesta a distribuição dos municípios nos cinco grupos. Entretanto, a maioria dos municípios obteve indicadores sociais satisfatórios, que permitiu seu enquadramento em patamares elevados. Apenas um município ficou no Grupo 5.

O indicador riqueza demonstra que a Região Central decresceu no período seguinte a 1992/1997, quando apenas os municípios de Borborema e Rincão apresentaram aumento. As demais cidades permaneceram com o indicador estável, com exceção de Gavião Peixoto, Santa Ernestina e Américo Brasiliense, que sofreram redução.

No geral, houve queda na renda e no consumo das famílias residentes na Região Central, com crescimento das atividades primárias e terciárias.

No que tange à longevidade, a análise demonstrou que a posição obtida pela região supera a do Estado. Todos municípios ampliaram esse indicador, com exceção de Motuca, que manteve o índice, Dourado, Santa Ernestina e Trabiju, que apresentaram queda.

A dimensão escolaridade também apresentou indicador superior ao do Estado. A proporção das pessoas que completaram o ensino fundamental aumentou, bem como a média daqueles que concluíram o ensino médio. Essas informações provam que a Região Central teve cobertura do ensino superior à média estadual.

Informações detalhadas sobre o IPRS e sobre o Fórum estão disponíveis no site da Assembléia www.al.sp.gov.br

alesp