Baixada Santista pode ter curso técnico de cuidador de idosos


09/12/2010 18:06

Compartilhar:


A Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS), com cerca de 100 mil moradores na faixa etária acima de 69 anos, pode ganhar curso técnico de cuidador de idosos pelo Centro Paula Souza. A reivindicação foi apresentada pelo deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) ao governo do Estado. Atualmente, um projeto piloto do curso é mantido na Escola Técnica Parque da Juventude, em São Paulo, com 40 alunos.

O aumento da população idosa na região é um dos argumentos do deputado para justificar a implantação do curso. De acordo com dados preliminares do Censo 2010, a Baixada conta com 99.619 pessoas com mais de 69 anos. O número representa 5,35% dos 1.668.428 habitantes locais. Em Santos, o percentual é quase o dobro: 9,97%, o que corresponde a 41.850 santistas.

"A terceira idade é um dos segmentos que mais cresceram na última década, com uma evolução de 51,6%. Os dados ainda não estão consolidados, mas já podemos afirmar que é um dos maiores índices do país. Diante dessa realidade, é mais do que natural que os cursos técnicos sejam direcionados para o atendimento da população idosa. É uma prioridade prevista no Estatuto do Idoso", justificou o parlamentar.

A previsão é que o curso de cuidador de idosos tenha duração de 400 horas/aula distribuídas em um semestre, e atenda à demanda por profissionais preparados para cuidar da saúde e bem-estar da terceira idade. A ideia do deputado é implantá-lo em Etecs que já oferecem o curso técnico de enfermagem, como é o caso das unidades de Mongaguá e São Vicente.



pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp