Fórum Regional de Águas Minerais


03/10/2003 16:14

Compartilhar:


Da assessoria do deputado João Caramez



O deputado João Caramez (PSDB) coordenou na sexta-feira, o primeiro Fórum Regional de Águas Minerais que aconteceu em Itapecerica da Serra por iniciativa dos prefeitos de São Lourenço da Serra, Lener do Nascimento; Juquitiba, Ayres Scorsatto; Embu-Guaçu, Walter Antônio Marques e Itapecerica da Serra, Lacir Baldusco. Contando com o apoio do deputado, buscam os prefeitos soluções para a exploração das reservas de água mineral da região e a criação de um pólo turístico .

Cerca de 300 participantes acompanharam por todo o dia as palestras e os debates que contaram com a presença do secretário de Estado da Ciências, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles; do secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes; e de representantes das secretarias de Economia e Planejamento, e de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento. Compareceram também membros de entidades ambientais e da sociedade civil.

Na abertura, o deputado João Caramez fez questão ressaltar a importância do evento para os municípios da Região Sudoeste, localizados a cerca de 40 quilômetros da capital paulista, em área de proteção de mananciais e da Mata Atlântica - motivo por que sofrem restrições legais para desenvolver atividades econômicas, convivem com o desemprego e com a falta de recursos para investimentos estruturais.

João Caramez tem participado ativamente do processo de criação do pólo turístico na região. É autor do projeto de lei que estabelece condições e requisitos para a classificação de municípios como Estância Turística, que já tramitou na Assembléia Legislativa e está na ordem do dia aguardando votação. A idéia do Fórum das Águas partiu dos encontros do deputado com os prefeitos que decidiram unir forças para alavancar o desenvolvimento da região através de um modelo econômico produtivo voltado para o turismo.

A iniciativa tem o apoio do governador Geraldo Alckmin que, por meio do secretário Meirelles, enviou mensagem aos participantes reforçando o entusiasmo do Estado pela iniciativa que vai ao encontro da política de governo que trata da geração de renda: " Estes municípios decidiram construir um novo modelo econômico de sobrevivência e, graças à espontaneidade e legitimidade de manifestação, vão resolver os seus problemas", afirmou o secretário de Ciências e Tecnologia.

jcaramez@al.sp.gov.br

alesp