Parlamentar ouve demandas da Baixada Santista


11/10/2005 18:19

Compartilhar:


A Secretaria de Assuntos Urbanos, Desenvolvimento Habitacional e Inclusão Social de São Vicente (Seurb) começa nesta quarta-feira, 12/10, a cadastrar cerca de 1.900 famílias da área do Canal do Meio, no bairro México 70, para o Programa Papel Passado, do governo federal. A informação foi transmitida pelo secretário da pasta, Brito Coelho, ao 1º secretário da Assembléia Legislativa, deputado Fausto Figueira (PT), na terça-feira, 11/10.

O programa de reurbanização e regularização fundiária, implantado pelo Ministério das Cidades e realizado em conjunto com a Seurb, é dirigido à população de baixa renda que mora em favelas, loteamentos e conjuntos habitacionais irregulares.

"Com a proposta de regionalização do orçamento, podemos pensar em uma emenda dirigida para esse tipo de trabalho e melhorar a qualidade de vida da população, que, por viver em áreas irregulares, não tem acesso a serviços básicos de saúde e saneamento", disse Figueira. São Vicente tem cerca de 115 mil habitantes e um terço da população vive em favelas.

Saneamento básico

Durante caminhada no sábado, 8/10, em Guarujá, saneamento básico e acesso à saúde foram apontados como os principais problemas dos moradores de áreas carentes. Figueira comprometeu-se cobrar na Assembléia Legislativa ações da Sabesp e do governo do Estado para a instalação de rede de abastecimento de água e de coleta de esgoto.

No bairro Cidade Atlântica, Figueira participou da reunião entre moradores e o secretário de saúde local, Ricardo Faour Auad, para a instalação do Programa Saúde da Família, prevista para os próximos meses. Em uma área de ocupação irregular conhecida como Canta Galo, Figueira caminhou por vielas entre canais de esgoto a céu aberto. No local, a água é captada de uma nascente do morro, sem tratamento, e distribuída para as moradias.

A implantação de um Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) foi reivindicada pela diretora da entidade Meninos na Enseada, Mary Aparecida da Silva. Figueira esteve na sede da organização não governamental, que atende 318 crianças em oficinas de artes plásticas, reciclagem, futebol, artesanato, espanhol e outras atividades.

Em reunião com o secretário de Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa, no dia 5, Figueira foi informado que já foi iniciado um processo de remoção dos presos da cadeia anexa à 1ª Delegacia de Polícia de Guarujá.

ffigueira@al.sp.gov.br

alesp