Projeto homenageia criador dos Jogos Abertos do Interior


29/09/2003 15:33

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) apresentou projeto de lei que propõe a incorporação do nome do cronista esportivo Horácio "Baby" Barioni à denominação dos Jogos Abertos do Interior. Barioni foi o criador dessa competição desportiva, que, existente há quase 70 anos, tornou-se a maior do país. "A iniciativa contribui para que a história desportiva de São Paulo e do Brasil não se perca ", afirma a deputada.

Descendente de italianos, Horácio "Baby" Barioni foi um dos primeiros cronistas esportivos do Estado. Desde jovem, atuou na promoção de espetáculos desportivos. Aproveitando essa experiência, Baby idealizou a realização de um encontro esportivo de grande alcance. Por iniciativa própria, enviou ofícios a centenas de prefeitos de cidades do interior do Brasil, convidando-os a participar do evento. Nasciam assim, em 1936, os Jogos Abertos do Interior.

A primeira edição da disputa, realizada na cidade de Monte Alto, reuniu apenas equipes de basquete vindas de Araraquara, Franca, Olímpia, Araçatuba, Casa Branca, Caçapava e Uberlândia. Nos anos seguintes, outras modalidades entraram na competição. Com a oficialização dos jogos pelo governo do Estado, as disputas ficaram restritas às cidades paulistas e o cronista, afastado da organização, reassumido-a anos mais tarde. Com o passar dos anos, os jogos ganharam cada vez mais importância, tornando-se uma espécie de Olimpíada do interior paulista.

Este ano, de 10 a 18 de outubro, cerca de 12 mil pessoas, entre atletas, dirigentes, comissão técnica e apoio, de 175 cidades, estarão em Santos para a disputa da 67ª edição dos Jogos Abertos do Interior.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp