Deputada propõe contratação de jovens dispensados do serviço militar


29/06/2005 11:24

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Amary

Com a finalidade de suprir as deficiências das repartições públicas federais e ajudar centenas de jovens a adquirir experiência no mercado de trabalho, a deputada Maria Lúcia Amary (PSDB), membro da Comissão de Assuntos Municipais da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, apresentou moção propondo ao presidente da República a criação de um programa especial para a contratação temporária dos jovens dispensados do serviço militar. Ela sugere que esses jovens prestem serviços nas repartições públicas federais.

"É de conhecimento geral que as repartições públicas instaladas nos diversos municípios paulistas funcionam de forma precária em decorrência da falta de funcionários", afirma Maria Lúcia Amary. Ela acrescenta que a situação é amenizada em algumas cidades, porque os prefeitos acabam cedendo servidores municipais.

Anualmente, segundo a parlamentar, milhares de jovens que completam 18 anos são obrigados a se alistar no serviço militar, mas 99% são dispensados e passam a incorporar o conjunto de mão-de-obra à procura de uma colocação no mercado de trabalho.

"Os jovens dispensados poderiam ser contratados temporariamente para suprir a falta de funcionários no setor público federal", afirma. De acordo com a deputada, o programa pode estabelecer o prazo de até dois anos para a duração da contratação, com remuneração equivalente a um salário mínimo e carga horária de trinta horas semanais, sem a geração de vínculo com a administração pública.

mlamary@al.sp.gov.br

alesp