Melhorias na segurança dos trens da CPTM


14/04/2009 17:16

Compartilhar:


O assalto aos passageiros da Linha 8 " Diamante (Barra Funda/Itapevi) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), no dia 24/3, levou o deputado Fausto Figueira (PT) a apresentar requerimento de informações na Assembleia Legislativa questionando o secretário de Estado de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, sobre quais medidas estão sendo tomadas para a prevenção desses incidentes.

De acordo com o deputado, o jornal Diário de S. Paulo, em sua edição de 1º/4, publicou matéria sobre o assalto ocorrido em um vagão de passageiros dessa linha, entre as estações Quitaúna e Gal. Miguel Costa, oportunidade em que todos os passageiros foram roubados. Ainda segundo a matéria, dois rapazes, portando armas de fogo dentro de mochilas, entraram no último vagão do trem e, quando as portas se fecharam, praticaram o roubo. O texto dizia também que um deles fez um disparo contra o teto do vagão, aterrorizando os passageiros e, em seguida, os assaltantes recolheram os pertences de todos. Na estação, onde os bandidos desceram, há câmeras de vídeo, mas a iluminação precária dificulta a identificação.

O deputado afirmou que recebeu por mensagem eletrônica a manifestação de uma das vítimas, que relata o terror por que passam os cidadãos que utilizam os deficientes transportes coletivos públicos, onde frequentemente vêm acontecendo violentos assaltos e arrastões nos trens da CPTM. "Na descrição do episódio, a pessoa destaca que a CPTM não divulga esses acontecimentos e não toma providências preventivas".



ffigueira@al.sp.gov.br

alesp