Retotalização dos votos pelo TRE aumenta bancada do PMDB na Assembleia


10/12/2010 21:22

Compartilhar:


O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) divulgou nesta sexta-feira a retotalização dos votos dos deputados estaduais da última eleição. Com 93.122 votos, a candidata à reeleição Vanessa Damo (PMDB) teve garantida sua permanência na Assembleia Legislativa.

Com a retotalização, o PMDB ganhou uma quinta cadeira na Assembleia Legislativa, ficando sua bancada composta pelos deputados Jorge Caruso, Vanessa Damo, Baleia Rossi, Itamar Borges e Jooji Hato. Já o PSDB perdeu a cadeira e Geraldo Antonio Vinholi, que obteve 62.580 votos e ocupa agora a primeira suplência da coligação PSDB/DEM.

"Fiquei muito feliz com a notícia do TRE confirmando o que nós já sabíamos. Foram mais de 93 mil votos mostrando que nosso trabalho durante todos esses anos de mandato foi consolidado. Fiz questão de prestar contas, então acho que o retorno desse trabalho veio em votos através do reconhecimento da população", afirmou a deputada reeleita.

Os votos de Vanessa Damo foram validados depois de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reformar algumas decisões do TRE após as eleições. A peemedebista teve sua candidatura indeferida por não ter apresentado uma certidão de antecedentes com o nome de solteira e com o número do CPF.

"Finalmente agora se finaliza essa batalha judicial pela qual eu infelizmente passei. Foram pedidos documentos com nome de solteira e de casada, e a demora para que fossem avaliados os documentos entregues fez com que eu passasse toda a campanha com esse problema, que no meu entender poderia ter sido sanado de forma muito mais simples", declarou Vanessa.

A deputada acredita que perdeu mais de 15 mil votos com o indeferimento da sua candidatura. "O problema foi resolvido somente após o pleito eleitoral, então eu fui injustiçada por terem me colocado em diversas listas como se fosse uma candidata "ficha suja", o que não sou. Não tenho nenhum processo e nem problemas com contas que pudessem me colocar numa situação como essa. Com tudo isso, perdi votos que fizeram muita falta, mas graças a Deus, mesmo com essa perda, obtivemos a vitória do PMDB, confirmando a quinta cadeira do partido", afirmou a parlamentar.

Como ainda existem recursos a serem julgados no Tribunal Superior Eleitoral, poderá haver outras retotalizações e novas alterações na lista de deputados estaduais eleitos elaborada pelo TRE.

alesp