Da Tribuna


02/03/2011 20:08

Compartilhar:


Migração de policiais



Rui Falcão (PT) classificou como injusto o salário dos delegados e dos demais funcionários da polícia. Para Falcão, o piso salarial é muito baixo e isso desanima os policiais. "Os funcionários que passam no concurso em São Paulo e tomam posse migram para outros Estados em busca de uma remuneração mais digna. Com todo respeito, mas policiais do Maranhão e do Piauí têm salários mais elevados do que os nossos", disse. Relembrou a greve dos funcionários no ano de 2008 que acabou em um confronto. "O governo deveria analisar a situação da Polícia Militar e da Polícia Civil. Deles dependem nossa segurança, e ela não vai bem". (DV)



Ganância nos pedágios



Referindo-se aos pedágios, em especial o pedágio Itatiba- Jundiaí, Marcos Martins (PT) pediu para ser debatida uma possível insenção da tarifa já que a rodovia passa por obras, ainda não finalizadas. "A ganância dos pedágios podia ser amenizada para a população sofrer menos". Segundo o parlamentar, a Rodovia dos Bandeirantes tem o maior número de acidentes devido à ausência de obras de manutenção, "mas o pedágio continua a todo vapor", disse. Depois, o deputado cumprimentou o jornal Voz da Comunidade, da Zona Leste, que afirmou ser um veículo popular, sem fins lucrativos, com a intenção de informar a população as ocorrências da região. (DV)



Praça abandonada



Carlos Giannazi (PSOL) contou sua visita à praça Maria Ligia Salgado Nobrega, que segundo o deputado deveria estar em obras, mas foi abandonada pela prefeitura. "O prefeito Kassab está mais preocupado com a formação de um novo partido". Giannazi afirmou que a praça é um patrimônio público, "e está entregue a drogados e bandidos". O parlamentar contou que acionará a Promotoria de Justiça para que providências imediatas sejam tomadas. Quanto à educação, Giannazi repudiou o corte de três milhões feito pelo governo federal e alegou que o Brasil precisa investir mais na educação para conseguir avançar. (DV)



Rondas escolares



Luis Carlos Gondim (PPS) fez um apelo ao governo do Estado, com a intenção de retomar programas simples que foram implantados e tiveram bons resultados, como por exemplo as rondas escolares. Segundo Gondim, as rondas escolares perderam seu sentido e tornaram-se patrulhas normais. "As rondas ajudam muito, precisa dar condição para elas acontecerem". O deputado também comentou as sinalizações turísticas das cidades de São Paulo, dizendo que faltam placas que avisem sobre hospedagem para os motoristas. " Falta segurança para se dirigir de uma cidade a outra. Não se vê placas informando localização de hotéis para que o motorista possa se restabelecer". (DV)



Preso por engano



Dino Fernando Peporino, preso por engano pela polícia paulista como um dos autores do crime que matou um estudante da Fundação Getúlio Vargas e feriu outro na última semana, declarou à reportagem do programa SP TV que espera que a Polícia Civil se retrate pelo ato de constrangimento ilegal e prisão a que foi submetido. Adriano Diogo (PT) exibiu vídeo com a reportagem, afirmando que o ato da políca foi de uma "precipitação absurda" e pediu explicações do Secretário da Segurança do governo de São Paulo. Também reclamou porque o número de telefone da Assembleia Legislativa aparece como "número confidencial". (OT)



Mandato tampão



Aguimarães de Caldas (PT) criticou a Assembleia paulista por dar posse aos deputados eleitos em outubro de 2009 somente em 15 de março de 2010, mais de 5 meses depois. Para ele, que ocupa, em suas palavras, "mandato tampão" (no período suplementar de 1º de fevereiro a 14 de março), é um desrespeito com o eleito e com o eleitor que o Legislativo de São Paulo não corrija esta anomalia, já que todos os demais parlamentos dão posse a seus membros em 1º de fevereiro. Caldas defende a aprovação da proposta de emenda à Constituição que tramita na Casa para esse fim, ainda que produza efeitos somente a partir de 2019. (OT)



Novo começo



Segundo Vanessa Damo (PMDB), 500 famílias desabrigadas pelas chuvas estão aguardando já há mais de 30 dias sua inclusão no programa Novo começo, da prefeitura do município de Mauá. O programa consiste no pagamento, pelo Poder Público municipal, de auxílio no valor de R$ 1 mil e uma bolsa de R$ 300 para pagamento de aluguel. Vanessa reivindica que a Defesa Civil, responsável pelo cadastramento das famílias, conclua o trabalho e entregue logo os dados à prefeitura a fim de que o benefício possa finalmente ser repassado aos que perderam tudo com as enchentes que ocorreram na cidade. (OT)



A sociedade corrompe



Os últimos crimes praticados por jovens em São Paulo levaram Rafael Silva (PDT) a considerar que a sociedade os está conduzindo para uma vida de violência. Silva citou Kant, sobre o conceito da maioridade, afirmando que o indivíduo deveria atingir a maioridade mental, não cronológica. Também citou Rousseau em seu conceito de que o homem é bom, mas a sociedade o corrompe. Silva mencionou ainda outros filósofos e educadores de séculos passados para discorrer sobre sua tese de que os jovens vão sendo "programados para ser bandidos". Para ele, já nos séculos 18 e 19, esse problema havia sido constatado, e até agora, esses conceitos não tiveram aplicação. (OT)



Balanço do mandato



Maria Lúcia Prandi (PT), que encerra sua vida parlamentar na Assembleia Legislativa no final desta legislatura, fez um resumo de sua atuação como deputada estadual. Prandi agradeceu deputados, funcionários e assessores de seu mandato. Ela conseguiu ter 29 projetos aprovados e promulgados em leis estaduais, e destacou sua atuação em defesa da educação, do meio ambiente, da habitação e do idoso, entre outros temas, em especial aqueles que dizem respeito à Baixada Santista. À frente da Comissão de Educação, lamentou as dificuldades decorrentes do que chamou "boicote" da situação ao funcionamento do órgão temático. (OT)



Dados sigilosos



Olimpio Gomes (PDT) elogiou o governador Geraldo Alckmin pela demissão, nesta terça-feira, 1º/3, de Túlio Kahn, funcionário da Secretaria da Segurança Pública acusado de ter vendido dados sigilosos sobre violência e crimes a sindicatos, empresas e outras organizações. Entretanto, Gomes lembra que dados desse tipo são públicos, e deveriam ser disponibilizados na internet, a exemplo do que ocorre em outros lugares, como Londres, por exemplo. O deputado cobra investigação para apurar as circunstâncias pelas quais somente agora o fato foi descoberto, já que fazia oito anos que o funcionário prevaricava. (OT)



Injustiça faz parte da democracia



O deputado Rafael Silva (PDT) discorreu sobre o entendimento humano dos fatos políticos e, citando os deputados Maria Lúcia Prandi, José Augusto e Raul Marcelo, que não foram reeleitos, disse que eles não foram devidamente reconhecidos pela população, mesmo tendo realizado um bom trabalho. "Aceitar essas injustiças faz parte da democracia", disse o deputado, que indagou se a educação ainda é utilizada, nos dias de hoje, para manter a estrutura do poder, como denunciou Karl Marx. (JM)



Emoção e contentamento



Dizendo-se emocionado, o deputado João Caramez (PSDB) comemorou a "vitória que tivemos no TSE" que permite que ele tome posse, no próximo dia 15 de março, de seu quarto mandato. Seu registro havia sido impugnado pelo TRE, com base na Lei da Ficha Limpa, mas Caramez obteve liminar do TSE, e comemorou o fato de "quase 100 mil eleitores poderem ver sua vontade respeitada". Depois de fazer um pequeno histórico de sua vida política, Caramez agradeceu amigos e funcionários da Assembleia pelo apoio recebido enquanto aguardava o julgamento: "fiz questão de dividir com vocês essa grande vitória, da justiça, da verdade, da honra", declarou. (JM)

alesp