Organizações sociais de saúde vão receber R$ 1 bilhão


06/01/2006 15:35

Compartilhar:


O deputado Milton Flávio (PSDB), vice-líder do governo na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, participou no dia 13/12, no Hospital Estadual de Vila Alpina, da liberação de R$ 1 bilhão para o custeio das 21 unidades de saúde administradas por Organizações Sociais de Saúde (OSS), durante o ano de 2006. O evento contou com a presença do governador Geraldo Alckmin, do secretário de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, e de diversas autoridades médicas e políticas do Estado de São Paulo. Em seu discurso, o governador elogiou a criação das OSS, dizendo que á uma parceria para fazer mais, melhor e com resultados.

Conforme disse Alckmin, 40 milhões de pessoas tem direito à saúde no Estado de São Paulo, e o gerenciamento de hospitais e centros de saúde através de entidades sem fins lucrativos e "expert" no atendimento médico-hospitalar, as Organizações Sociais de Saúde, é um modelo bom e que tem dado resultado. Alckmin lembra que o Brasil inteiro está vindo para São Paulo conhecer o modelo desenvolvido na época de Mário Covas, o que mostra que foi uma inovação de sucesso.

De acordo com este novo conceito de administração das unidades de saúde, o Estado remunera as OSS pelos serviços prestados, sendo que o repasse dos recursos é feito por meio de um contrato de gestão firmado anualmente. Cabe ao governo paulista a responsabilidade da manutenção financeira desses hospitais e centro de saúde e o controle de onde e como será investido o recurso público. Cabe às OSS, por sua vez, cumprir metas de produção exigidas nos contratos como atendimento, qualidade e satisfação da população atendida.

Das unidades que tiveram os contratos assinados, 15 hospitais, um ambulatório de especialidade e um Centro de Referência do Idoso estão na região da capital e Grande São Paulo. São eles: Hospital da Clínica Luzia Pinho Mello, Hospital Estadual de Diadema, Hospital Estadual Francisco Morato, Hospital Estadual Itaquaquecetuba, Hospital Estadual Santo André, Hospital Estadual Sapopemba, Hospital Estadual Vila Alpina, Hospital Geral Carapicuíba, Hospital Geral Grajaú, Hospital Geral Guarulhos, Hospital Geral Itaim Paulista, Hospital Geral Itapecirica da Serra, Hospital Geral Itapevi, Hospital Geral Pedreira, Hospital Geral Pirajussara, Ambulatório de Especialidade Geraldo Bourroul e Centro de Referência do Idoso da Zona Norte. Outros quatro hospitais ficam no interior: Hospital Estadual Bauru, Hospital Estadual Sumaré, Hospital Regional Vale do Paraíba e Hospital regional Vale do Ribeira.

gabmiltonflavio@al.sp.gov.br

alesp