O exemplo dos metalúrgicos da nossa região

Opinião
30/05/2005 19:42

Compartilhar:


O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, assim como o de Salto, vem dando o exemplo prático de um dos pontos propostos pela Reforma Sindical, que tramita no Congresso Nacional. Trata-se da introdução da representação dos trabalhadores nos locais de trabalho que, onde foi adotada, tem sido um elemento de democratização das relações de trabalho, assim como de prevenção de conflitos, ao contrário do que receiam alguns empresários. Além de ser um elemento valioso, esse fator também tem se apresentado como importante instrumento de modernização da representação sindical.

No último mês de março, a categoria metalúrgica elegeu os seus representantes de comitês sindicais em 42 empresas de Sorocaba e 16 de Salto, além de um comitê de aposentados de cada sindicato. Hoje, a diretoria plena do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região tem 78 dirigentes eleitos, com a tarefa de representar os interesses de seus companheiros de fábrica e buscar agilizar a solução de problemas internos, assim como contribuir para o fortalecimento da classe trabalhadora como um todo, através da luta por uma sociedade mais justa e fraterna.

Essa experiência que estamos vendo na nossa região já havia sido implantada entre os metalúrgicos do ABC em 1999, e mesmo em Sorocaba no ano de 2002, quando houve votação em 23 empresas e para o comitê sindical de aposentados. Nós, da região de Sorocaba, nos orgulhamos desse exemplo de modernização e exercício de democracia em nosso solo. Isso, porque boa parcela das quase 20 mil entidades sindicais existentes em nosso País, entre patronais e de trabalhadores, não têm capacidade, funcionalidade ou mesmo vontade de realizar o autêntico papel sindical. Ao mesmo tempo muito poucas deixam de exercer o direito de cobrar impostos e demais taxas sindicais.

Enquanto, por todo o País, existem muitos trabalhadores que nunca ouviram falar em eleição sindical e outros tantos que, quando ficam sabendo, a eleição já aconteceu, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região e o de Salto dão exemplo de preservação da história da democracia no movimento sindical da CUT. Parabéns ao Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região! Parabéns ao Sindicato dos Metalúrgicos de Salto! Hoje são exemplo para todo o Brasil e motivo de orgulho para a nossa região!

*Deputado estadual Hamilton Pereira é do Partido dos Trabalhadores

alesp