Deputado viaja à França para conhecer Pólo de Competitividade do Plástico

Idéia é propor intercâmbio tecnológico entre os países
14/03/2008 18:05

Compartilhar:


O deputado Vanderlei Siraque (PT), membro da Comissão de Assuntos Internacionais da Assembléia Legislativa, viaja à França neste domingo, 16/3, onde cumprirá agenda durante a próxima semana. O parlamentar foi convidado pela Cités Unies, uma organização francesa que propõe um conceito de cooperação internacional descentralizada.

O destaque da viagem do parlamentar é a visita à Plastipolis, na região de Lyon. O Pólo de Competitividade Plástica da França agrupa mais de 120 empresas e desenvolve redes de cooperação entre empresas nacionais e internacionais, dando ênfase à inovação, pesquisa e desenvolvimento.

Siraque quer conhecer toda a infra-estrutura da organização francesa e propor um intercâmbio tecnológico com as empresas do ABC, através do Arranjo Produtivo Local (APL) do plástico, coordenado pela Agência de Desenvolvimento Econômico, a fim de potencializar ainda mais a cadeia produtiva do setor na região. "O setor plástico tem um papel estratégico para o desenvolvimento econômico do ABC, além de representar uma importante fonte de geração de empregos na região. A busca incessante por modernização e inovação na indústria de transformação é crucial para a competitividade do mercado. Quero ser um agente cooperador neste processo", observa o parlamentar.

APL

O Arranjo Produtivo do Plástico do Grande ABC foi lançado em março do ano passado, com o objetivo de conquistar parceiros para fortalecer o setor. A Agência de Desenvolvimento Econômico, a Fiesp (Federação das Industrias do Estado de São Paulo), o Siresp (Sindicato de Resinas Sintéticas do Estado de São Paulo), o Sebrae, a Suzano Petroquímica e o IFC (International Finance Corporation) integram o comitê gestor do projeto. As iniciativas desenvolvidas pelo APL visam o fortalecimento da cadeia produtiva do setor, com o aumento da competitividade desse grupo de empresas. O faturamento anual dessas indústrias é de R$ 2,4 bilhões (6,3% do total nacional). O segmento é responsável por quase 15 mil empregos na região. O projeto visa beneficiar direta e indiretamente cerca de 500 indústrias sediadas no ABC.

Redução do ICMS

Em dezembro do ano passado, o governador de São Paulo, José Serra, instituiu o Programa de Incentivo ao Desenvolvimento da Indústria Plástica no Estado. O decreto reduziu de 18 para 12% a alíquota de ICMS praticada para a cadeia produtiva do setor químico, petroquímico e plástico paulista.

Já há algum tempo que Siraque, juntamente com os empresários do segmento, vinha reivindicando que o governo do Estado proporcionasse um tratamento tributário especial para o setor. O deputado participa ativamente das discussões do GT Petroquímico do Consórcio Intermunicipal do ABC e foi o responsável pela criação da frente parlamentar em defesa do setor na Assembléia Legislativa. Em junho de 2007, Siraque organizou o seminário "Competitividade do Setor Petroquímico, Químico e Plástico Paulista", que teve como objetivo estimular a reflexão sobre a competitividade do segmento, bem como inserir na agenda dos poderes públicos e da sociedade civil, a discussão de propostas de curto, médio e longo prazo, a fim de fomentar o desenvolvimento do setor. Já em setembro, o parlamentar pediu apoio à causa ao presidente da Fiesp, Paulo Skaf.

Agenda de Siraque na França

Terça-feira, 18 de março

- Visita à prefeitura de Paris para conhecer a política de cooperação com a Cidade do Rio de Janeiro;

- Visita à sede da Cités Unies France para conhecer o projeto de cooperação descentralizada;

Quarta-feira, 19 de março

- Visita à prefeitura de Nanterre para conhecer o Fórum de Autoridades Locais de Periferia;

- Visita ao Pólo de Competitividade do Plástico;

Quinta-feira, 20 de março

- Visita a Saint Denis para conhecer a estrutura das periferias de Paris;



siraque@siraque.com.br

alesp