Iamspe e política de saúde para os educadores


06/09/2005 16:21

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/m Flavio araras.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Milton Flávio (PSDB), vice-líder do Governo na Assembléia Legislativa, esteve no dia 05/9 na sede da Apeoesp em Araras, onde manteve encontro com as lideranças dos professores daquela cidade. Milton falou sobre a possibilidade de convênio com o Iamspe para o atendimento no município e conversou sobre sua lei aprovada recentemente na Assembléia Legislativa, que cria política de saúde no Estado para atender os educadores.

O encontro reuniu dezenas de professores que ouviram do vice-líder do Governo suas ponderações sobre a possibilidade de o Iamspe firmar um convênio com o Pró-Saúde, empresa de auto-gestão e multipatrocinada, que possui um hospital na cidade. Milton Flávio, autor da lei da descentralização do Iamspe e ex-superintendente do instituto, disse que o governo mantém sua disposição de trabalhar para que os servidores públicos tenham um atendimento médico condizente com suas necessidades.

Para o deputado, o fato de a cidade de Limeira " onde os servidores de Araras recebiam atendimento do Iamspe " não estar mais prestando este tipo de assistência pode ajudar na elaboração de um convênio com o Iamspe. O Deputado se comprometeu a interceder junto ao Iamspe e ao governo do Estado no sentido de ajudar a firmar o convênio.

O deputado também falou da aprovação pela Assembléia Legislativa, no dia 23/8, do Projeto de Lei 577, de 1996, de sua autoria, que institui a Política Estadual de Prevenção às Doenças Ocupacionais do Educador. Milton esclareceu que a lei aprovada tem o objetivo de informar e esclarecer os professores e outros profissionais da área da educação sobre a possibilidade da manifestação de doenças decorrentes do exercício profissional, tais como faringite, bursite e dermatite, entre outras. Objetiva ainda a orientação sobre os métodos e formas preventivas de combate às doenças, assim como o encaminhamento profissional do enfermo para o adequado tratamento das moléstias.

Segundo o deputado, a lei visa fornecer ao profissional da educação informações a respeito de enfermidades com grande incidência entre educadores, cabendo ao Estado agir de forma concreta no combate a tais doenças. Para o deputado, a medida vai originar uma redução considerável dos índices de incidência destas enfermidades.



mflavio@al.sp.gov.br

alesp