Lançado o Movimento Força Cooperativista na Assembleia
Nesta quinta-feira, 14/4, foi realizada no auditório Franco Montoro a reunião de lançamento do Movimento Força Cooperativista, solicitada e presidida pelo deputado Antonio Mentor (PT). De acordo com o deputado, o movimento nasceu da indignação em relação ao Decreto 55.938/2010, do então governador Alberto Goldman, que veda a participação de cooperativas nas licitações promovidas pela administração direita e indireta do Estado.
"Este encontro pretende fortalecer a defesa do cooperativismo. Além de este decreto ter ceifado os direitos dos cooperados, ele é ilegal, já que existe a Lei Federal 12349/2010, determinando que não pode haver nenhuma diferenciação ou restrição à participação de cooperativas em processos de licitação nas áreas referidas. O Colégio de Líderes da Casa já se manifestou favorável ao cumprimento da lei federal e também o governo estadual já se mostrou aberto ao diálogo e a revogar parcialmente o decreto, o que não foi feito até agora. Se não pudermos resolver a questão através de ações do Executivo, pretendemos apresentar à Assembleia um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que, se aprovado em Plenário, anula o decreto estadual", explicou Mentor.
Segundo Murilo Karaptcov Silva, diretor financeiro do Movimento Força Cooperativista, o decreto ainda proibiu a renovação de contratos já existentes entre cooperativas e órgãos governamentais. "Com essa medida, cerca de 15 mil cooperados perderam seus empregos, e o governo contrata outras empresas terceirizadas pagando três, quatro vezes mais. Estamos empreendendo ações políticas para reverter a atual situação das cooperativas", disse.
Gilmar Curtuolo, diretor de ações públicas cooperativistas e membro da Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Transporte (CTPT), disse não entender o motivo do decreto já que, para ele, não existe diferença entre funcionários de uma empresa e de uma cooperativa. O presidente do movimento, Paulo Bueno, informou que já foram feitas carreatas, audiências públicas, debates e passeatas para dar visibilidade às reivindicações. "Apelamos para a sensibilidade do Legislativo no sentido de que, por meio de gestões junto ao governo estadual, possa ajudar a reverter essa situação", declarou.
"Que esse decreto seja revogado, e que continuemos a luta em favor do cooperativismo, pois há muito a ser feito para melhorar as condições de trabalho no país", afirmou Mentor. Participaram da reunião representante da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho, Dario Melo; o gerente de relações institucionais da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp), Julio Gushiken; além de representantes da várias entidades e cooperativas. Durante a reunião foi entregue ao deputado Mentor um certificado de "Defensor do Cooperativismo".
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Mudança de regras no repasse do ICMS para a Educação dos municípios é aprovada na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações