Embaixador boliviano dá entrevista coletiva sobre Che Guevara nesta quarta-feira

(com fotos)
30/08/2002 18:51

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O embaixador boliviano Gary Prado Salmón dará uma entrevista coletiva na Assembléia Legislativa, nesta quarta-feira, 4/9, às 16h30, na Sala de Imprensa, sobre o livro Quem matou Che Guevara, de autoria do jornalista Saulo Gomes.

A coletiva faz parte do evento de pré-lançamento do título, que tem como tema os últimos dias do guerrilheiro Ernesto "Che" Guevara durante a campanha que empreendeu na Bolívia. Às 18 horas, o embaixador participa de encontro com políticos e autoridades no Café dos Deputados.

O autor afirma que o trabalho é resultado de oito anos de pesquisa, na fonte e nos bastidores, do que considera "o nascimento de um mito". Para isso, Gomes contou com a colaboração do embaixador da Bolívia no México Gary Prado Salmón, que, quando jovem capitão, foi o responsável pela captura do líder da guerrilha.

A obra apresenta depoimentos exclusivos de personagens importantes dessa trama. É o caso do tenente que recebeu a ordem para fuzilar o guerrilheiro. Ele rompe um silêncio de 35 anos e fala, pela primeira vez, como foram os momentos finais de Che Guevara e por que aceitou incumbência.

Outro dado inédito revelado pelo autor é que a interrupção da "carreira" de um dos maiores líderes comunistas de nosso tempo se deve a uma informação do governo brasileiro, graças à delação de um estudante boliviano. A localização obtida pelo nosso serviço de inteligência movimentou agentes do exército da Bolívia e da CIA.

O prefácio da obra tem a assinatura do escritor e jornalista Percival de Souza

Programação

Quarta-feira, 4/9

- 16h30 - Entrevista coletiva do embaixador boliviano Gary Prado Salmón na Sala de Imprensa - 2.º andar do Palácio 9 de Julho.

- A partir das 18 horas encontro do embaixadoe com políticos e autoridades, no Café dos Deputados - 1.º andar.

Quinta-feira, 5/9

- A partir das 18h, lançamento do livro na Siciliano Livros & Música - Shopping Morumbi

Av. Roque Petroni Jr., 1.089 - V. Gertrudes- São Paulo.

alesp